Quem morreu engasgado na Bíblia?

Perguntado por: lmaia . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Onã morre engasgado durante discussão com Tamar - RecordTV - R7 Jose do Egito.

Esta história é um lembrete de que a violência sexual é uma violação dos direitos humanos. Juntos, em parceria com todas as sobreviventes de violência sexual, precisamos falar contra ela e mantermo-nos firmes. Devemos nos dar as mãos em oração e ação pela justiça e restauração dos relacionamentos rompidos.

Dois de seus filhos, Ézer e Eleade, foram mortos pelos homens de Gate, roubando o gado destes. Efraim sepulta no mesmo dia seus dois filhos, mortos como ladrões de gado. Já imaginou o que significou para José, o governador do Egito, ir ao funeral de seus netos, assassinados como ladrões? (Gn 50.23).

“Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, por isso o Senhor o matou.” Nenhuma. Por mais que Onã se achasse melhor que seu irmão, ele fez o que era mau aos olhos de Deus. Ambos morreram sim, e foi o próprio Deus que os matou.

A megera morrerá devido a complicações no parto de Benjamin (Marcus Bessa), que se tornará um dos "queridinhos" do patriarca. Jacó, que já terá sido rebatizado como Israel por Jesus (Dudu Azevedo), também não esconderá o afeto que nutre pelo filho José, personagem de Juliano Laham.

A primeira Tamar está mencionada no capítulo trinta e oito de Gênesis, logo no início da bíblia. Consta que era uma mulher astuta, e que priorizou dar continuidade na descendência de seu esposo, como era o costume da época. Ela ficou viúva e teve um filho de seu sogro, chamado Judá.

  • Perez
  • Zerah

É bem possível que ela tenha sido taxada de amaldiçoada perante a comunidade por Judá por ter enviuvado dos seus dois filhos.

Por que Tamar cometeu o ato? Como visto na novela, a personagem vivida por Juliana Xavier foi expulsa da casa de Judá por Muriel (Rhaisa Batista). A mulher fez isso por acreditar que a nora tinha sido a responsável pelas mortes de Er e Onã.

Depois de muito refletir e falar com Deus, Judá decide seguir vivo e assumir a gestação de Tamar. Aproveitando a morte de Muriel, o homem acaba formando uma família com a ex-nora e os filhos gêmeos, que recebem os nomes de Perez e Zerá.

Quando José se tornou governador do Egito, segundo no reino, abaixo apenas de Faraó, ganhou a mão da jovem Azenate como sua esposa. Tiveram dois filhos, Manassés e Efraim.

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José. Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

Segundo a tradição judaica, cristã, árabe e dos camponeses da região, o túmulo de José, filho de Jacó que foi governador do Egito está localizado bem na entrada da antiga cidade bíblica de Siquém, hoje em Nablus, no território controlado pela Autoridade Palestina.

Er ou Her, é um personagem do Antigo Testamento, mencionado no livro de Gênesis como filho mais velho de Judá com sua esposa cananeia. Tamar casou-se com Er, mas Deus fez com que Er morresse por causa de sua iniquidade, deixando Tamar viúva e sem filhos.