Quem não pode ser padrinho de batismo?

Perguntado por: osales3 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

Na Igreja Católica, a tradição é que a criança seja batizada no máximo até os nove anos, antes que comece a frequentar a catequese. Em outras confissões cristãs, como na maioria das igrejas protestantes e evangélicas, o batismo ocorre de modo diferente, já que apenas adolescentes e adultos podem ser batizados.

O batizado pertencente a uma comunidade eclesial não católica só seja admitido junto com um padrinho católico, o qual será apenas testemunha do batismo. Cânon 875 – Se não houver padrinho, aquele que administra o batismo cuide que haja pelo menos uma testemunha, pela qual se possa provar a administração do batismo.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

A pessoa para ser padrinho deve ser solteira ou casada na Igreja Católica e viver conforme a fé da Igreja e o encargo que vai assumir: aproximando-se dos Sacramentos da Reconciliação (confissão, com frequência) e da Eucaristia. Quem é casado só no civil, vive em União Estável e/ou Segunda União pode ser Padrinho? Não.

Não sou casado (a). Posso batizar meu filho? Sim. Toda criança tem direito ao sacramento do batismo.

Não é obrigatório ter padrinhos. Mas se os houver, haja um só padrinho e uma madrinha. A criança não pode ter dois padrinhos ou duas madrinhas.

O nosso Catecismo diz que: “Em caso de necessidade, qualquer pessoa pode batizar, desde que tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja, e que derrame água sobre a cabeça do candidato dizendo: “Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (§ 1284).

Quantos padrinhos de batismo podem ter na igreja católica? De acordo com o Código de Direito Canônico, através do Cânon 872, pode existir apenas um padrinho e uma madrinha de batismo. Além disso, é possível escolher só a madrinha e deixar o padrinho de fora, ou vice-versa, mas isso é incomum.

A Igreja nos ensina que não podemos comungar em pecado mortal sem antes nos confessarmos. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio etc. É algo que nos deixa incomodados.

Assim, o “Diretório de Pastoral” de cada diocese costuma determinar isso com mais clareza, mas certamente uma pessoa sem Batismo válido não poderá ser padrinho.

As criancinhas não têm pecado perante Deus
No Novo Testamento, Jesus ensinou claramente que as criancinhas são inerentemente boas e puras.

Além dos padrinhos de Apresentação, de Vela e de Batismo, há ainda três outros tipos a serem aqui mencionados. São eles os Padrinhos Santos, os Padrinhos de Crisma e os Padrinhos de Fogueira.

Cópia dos documentos. ( PADRINHOS)

  • Certidão de casamento no religioso, quando solteiros ter idade mínima de 16 anos e trazer certidão de crisma;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante do curso de batismo atualizado;
  • Autorização se forem residentes em outra Paróquia.

Certidão de Casamento no religioso (Igreja Católica Apostólica Romana) dos padrinhos (Não pode ser documento de casamento civil). Cópia do comprovante de residência no nome do pai ou da mãe da criança. Transferência de Batismo (Batizandos que não moram em Itapoã).

Não há nada na Bíblia que fala sobre ter padrinho e madrinha, nem a favor nem contra. Cada casal crente pode decidir se seu filho vai ou não vai ter padrinho e madrinha, de acordo com sua consciência (Romanos 14:22). O apadrinhamento de um bebê só não deve estar associado a um batismo.

(Mateus 18:19). Observando o parágrafo anterior podemos concluir que se as Igrejas concordar em fazer o casamento somente religioso com base na União Estável, desde que seja feito entre um homem e uma mulher, que sejam crentes e nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, DUES aceitará nos Céus.

O batizado do bebê é uma cerimônia realizada na igreja e normalmente convida-se apenas os padrinhos, familiares e amigos mais próximos.

Não há problema algum, mas acho que depende dos padres.

Os padrinhos de consagração
Padrinhos de consagração são aqueles que assumem, durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou a Deus, rezar por ela, estar ao seu lado espiritualmente e ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” – só que espiritual.