Quem não tem humildade?

Perguntado por: nbrito . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

adjetivo [Popular] Que não expressa humildade; sem simplicidade; imodesto. [Por Extensão] Que age buscando humilhar ou diminuir outra pessoa; arrogante, presunçoso.

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

Significado de Desumilde
adjetivo [Popular] Que não expressa humildade; sem simplicidade; imodesto. [Por Extensão] Que age buscando humilhar ou diminuir outra pessoa; arrogante, presunçoso. Etimologia (origem da palavra desumilde). Des + humilde.

Humildade é o que vemos em Provérbios 29, verso 23: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”. A soberba, a empáfia é um caminho que pode levar à ruína. Provérbios 18.12: “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”.

Os 3 tipos de humildade segundo Santo Inácio de Loyola

  • A humildade para a salvação. O primeiro é a humildade necessária para a salvação de nossas almas. ...
  • A humildade de não desejar.. ...
  • A humildade de escolher a pobreza. ...
  • A busca pela humildade. ...
  • Fundamento da santidade. ...
  • Ladainha da humildade.

Uma pessoa humilde nunca se coloca como merecedora de nada, tampouco aponta para as faltas e os defeitos dos outros, pois sabe que não lhe cabe julgar ninguém por nada. Evita emitir críticas, mas, se o faz, foca nas construtivas, sempre com a intenção de ajudar o outro a crescer.

Parte de ser humilde é respeitar os outros. Respeitar os outros é, de alguma forma, ajudar. Trate outras pessoas como iguais e ajude-as, pois essa é a coisa certa a se fazer. Diz-se que você aprendeu o conceito de humildade quando ajuda os outros sem esperar nada em troca.

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

Para ter uma atitude mais humilde você precisa aceitar o fato de que não é o melhor em tudo - ou mesmo em nada. Não importa o quanto você seja bom surfando, cantando ou escrevendo romances, sempre haverá alguém mais experiente e isso é bom.

Quando temos essa virtude, não nos deixamos tomar pela ira ou soberba, não temos maldade e não promovemos o ódio. Quando somos humildes, entendemos que precisamos do outro, que não somos autossuficientes, reconhecemos nossos erros e não nos vangloriamos.

A pessoa arrogante não se interessa pelo que o outro diz: ao ouvi-lo, só está se municiando de argumentos para desqualificar seu raciocínio. A humildade corresponde a um estado de alma em que predomina o respeito pelas outras pessoas: pelo modo como vivem, pensam e se comportam.

Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus. “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo. Mas, se alguém fizer cair no pecado um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar.

O humilde é aquele que SE coloca em seu lugar; o humilhado É colocado pelos outros em seu devido lugar. Então, quando erramos, o mais honesto a fazer é aceitar o erro. Mais vale um coração aliviado pela aceitação, do que um outro cheio de si, de mentiras e enganando-se a si mesmo.

A humildade significa ausência de arrogância e orgulho ruim. Ter modéstia é reconhecer suas próprias limitações e imperfeições, além de não expor desnecessariamente os seus talentos e habilidades.

Modéstia e simplicidade: 1 modéstia, simplicidade, naturalidade, despojamento, despretensão, desafetação, frugalidade, singeleza. Submissão e obediência: 2 submissão, obediência, respeito, acatamento, deferência, sujeição, passividade.

Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples operário às mais altas autoridades dos poderes de um país.