Quem nasce em Recife é chamado de quê?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

População total: 1.653.461 habitantes. Densidade demográfica: 7.039,64 habitantes/quilômetro quadrado. Gentílico: recifense.

Olinda, 482 anos; Recife, 480. Comumente chamadas cidades-irmãs, ambas ganharam tal epíteto, além de estarem ligadas geograficamente, devido à semelhança de paisagem e evolução arquitetônica e urbanística.

Conhecida como "Veneza brasileira" - apelido dado por suas inúmeras pontes, construídas sobre os rios Capeberibe e Beberibe -, Recife é berço também de nomes importantes da cultura brasileira.

Maritzstad

A povoação do Recife surgiu em 1561 passando, no ano de 1637, sob domínio holandês a denominar-se Maritzstad (Mauricéia), em homenagem a Maurício de Nassau. Elevada à categoria de vila com a denominação de Recife, por Carta Régia de 1911-1709. Instalada em novembro de 1771.

A cidade possui 94 bairros distribuídos em 218,5 quilômetros.

A Forbes toma como referência o local de nascimento dos bilionários. Isso explica por que os irmãos Flávio, Elvio e Lisiane Gurgel Rocha, controladores do Grupo Guararapes e da rede Riachuelo, e donos de uma fortuna estimada em R$ 7,44 bilhões, aparecem na lista em Pernambuco.

Com 2,80 bilhões de reais na conta, Ricardo Brennand e sua família são os mais ricos do Pernambuco. Werner Ricardo Voigt e sua família, fundadores da indústria de motores elétricos WEG, com 7,25 bilhões de reais são os mais ricos do Estado.

Pina

O Pina está localizado ao lado do Boa Viagem, a aproximadamente 10 minutos do centro de Recife. Um bairro moderno e com uma infraestrutura completa, além de uma natureza exuberante que forma um lugar incrível, por isso, também é considerado um dos melhores bairros recifenses.

Olinda

Olinda, em Pernambuco, é a cidade mais antiga do Nordeste brasileiro – o primeiro povoado foi estabelecido em março de 1535. Com quase 500 anos de história, Olinda foi apontada pela UNESCO em 1982 como Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade.

Em 1763 a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador.

Neste domingo, Olinda completa oficialmente 488 anos e o Recife, 486 anos de fundação. Segundo o professor de história Paulo Chaves, porém, essa data é controversa. "Olinda é datada de 12 de março de 1537. E, na realidade, o Recife só surge como vila em 1709.

O leão representa a bravura do povo pernambucano; os ramos de algodão e de cana-de-açúcar simbolizam riquezas do estado; o sol é a luz cintilante do equador; as estrelas são os municípios. Ainda estão no brasão o mar de Recife e o farol do Forte da Barra, de onde se vê a cidade de Olinda.

Recife comemora 486 anos com bolo, shows e regresso de tradições.

A bandeira do Recife é retangular e tem por base três colunas verticais, sendo que as laterais são em azul e a central em branco, reportando às cores da bandeira do Estado de Pernambuco, do céu brasileiro e da paz. A força e a fé, ideais almejados pelo ser humano, são representados pela frase em latim Virtus et Fides.

O bairro marítimo (Recife) por volta de 1548, era apenas um começo de povoado, formado por pescadores ou pessoas ligadas ao mar e contava com 3 armazéns. Este povoado servia de porto para a cidade de Olinda.