Quem nasceu em Olinda e o quê?

Perguntado por: opilar . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Se você nasceu na cidade de OLINDA deve ser chamado de OLINDENSE pelos seus amigos.

Em 17 de dezembro de 1982, a cidade foi inscrita pela UNESCO na Lista do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural. Olinda foi fundada em 1537 por Duarte Coelho Pereira, primeiro Donatário da Capitania de Pernambuco.

Bairro é o mais populoso da cidade, concentrando 10% da população olindense. Popular e inspirador, Rio Doce é o mais populoso bairro do município de Olinda, com mais de 40 mil habitantes, concentrando cerca de 10% da população olindense.

A cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), comemora, nesta quarta-feira (10), o Primeiro Grito de República do Brasil, com um feriado municipal. O grito foi dado pelo sargento-mor Bernardo Vieira de Melo, em 1710, no antigo Senado da Câmara de Olindam onde fica hoje o Mercado da Ribeira.

Alguns historiadores falam que Cananeia foi o primeiro povoado do Brasil, mas para fins oficiais, este título é de São Vicente, que foi fundada em 1532 e é considerada a primeira cidade brasileira.

Recife e Olinda, cidades-irmãs, compartilham muito mais do que a mesma data de aniversário. A irmã mais velha, Olinda, completa 487 anos no próximo sábado (12), enquanto Recife celebra seus 485 anos.

Olinda e Recife, as cidades irmãs, celebram, neste sábado (12), 487 e 485 anos, respectivamente.

O território onde hoje se encontra o estado de Pernambuco foi primeiro denominado Capitania Luzitânia. A área foi doada pela Coroa portuguesa a Duarte Coelho, em 1535.

Jaqueira. Para quem busca morar em um bairro de alto padrão em Recife, o Jaqueira é o lugar ideal. Situado na zona norte, tem uma rede comercial completa e de qualidade, é um lugar lindo e que oferece uma infraestrutura digna de um país de primeiro mundo, com diversas opções luxuosas.

O centro histórico de Olinda, vizinho à cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, remete ao início da colonização portuguesa no Brasil, no século XVI, quando se consolidou como sede da Capitania de Pernambuco, no período áureo da economia de cana de açúcar.

O Recife e Olinda completam, nesta sexta-feira (12), 484 e 486 anos de fundação, respectivamente. As cidades-irmãs, símbolos da beleza e resistência de Pernambuco, são banhadas pelo Rio Beberibe, que, por mais de 10 quilômetros, é o divisor dos dois municípios (veja vídeo acima).

Logo, as pessoas se baseavam nas combinações de cores para diferenciar as obras. Se observar bem, verá que muitas das edificações também apresentam detalhes e ornamentos em branco. Entre os destaques está a Catedral da Sé de Olinda, com sua fachada em branco e amarelo.

Aniversariantes de hoje, Olinda e Recife atravessam os séculos seguindo tendências há quase meio milênio. Olinda, 482 anos; Recife, 480. Comumente chamadas cidades-irmãs, ambas ganharam tal epíteto, além de estarem ligadas geograficamente, devido à semelhança de paisagem e evolução arquitetônica e urbanística.

Os Holandeses fizeram crescer Recife e saquearam e queimaram construções em Olinda, inclusive as igrejas.