Quem ou que fez?
De acordo com a norma culta da língua portuguesa, você pode usar o “fui eu quem fez” ou o “fui eu que fiz”, só não deve misturar as duas formas.
Quando usar o quê ou quem?
O pronome “que” funciona como objeito direto. Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.
E você quê ou quem?
Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.
Quando usar o fez?
Fez é também forma derivada do verbo fazer, com o sentido de realizar: ele fez o trabalho ontem. O Fez é usado no Egito e no norte da África onde é também chamado tarbuche. Outrora, o fez era colorido com uma tintura extraída do suco de frutas vermelhas encontradas somente no Marrocos.
Sou eu quem faz ou sou eu que faço?
Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'.
Foi ela quem fez ou foi ela que fez?
O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso?
Quem faz algo E o quê?
Significado de fazedora: A pessoa que faz algo é um fazedor(a)
Quem sabe um dia o que quer dizer?
Você ainda pode utilizar essa expressão com um tom irônico. Quando alguém gostaria que algo acontecesse mas, por diversos motivos, nunca vai acontecer.
Faz ou fez?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Qual o plural de quem?
Por que os pronomes relativos “que”, “quem” e “onde” são chamados de invariáveis? Porque eles não mudam, isto é, não variam. Assim, eles não têm gênero (masculino ou feminino) nem número (singular ou plural).
Como a frase fui eu quem fez o casamento também está correto o período?
Questão 03. Como a frase “fui eu quem fez o casamento”, também está(ao) correto(s) os períodos abaixo: 01) Fui eu que fiz o casamento.
O que substitui quem sabe?
1 supostamente, possivelmente, quiçá, talvez, provavelmente, teoricamente, hipoteticamente, por conjectura, por suposição, presumivelmente, aparentemente, Ao que tudo indica, ao que parece, pelos vistos, alegadamente, em princípio, acaso, porventura, decerto, por acaso, eventualmente, com certeza, depende, às vezes.
É certo falar quem sou eu?
Quem É eu? ( e não : quem SOU eu). O SUJEITO; "EU" SERÁ O PREDICATIVO.
Quem fala Tu é o quê?
a 2ª pessoa: aquele com quem se fala (tu, vós) o locutário; a 3ª pessoa: aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas), o assunto ou referente.
Quem fez ou quem fiz?
O pronome relativo que não tem força de sujeito nessa oração e, portanto, o verbo deve concordar com o pronome que vem antes dele (no caso, o pronome é “eu” e a concordância será “que fiz”).
O que é que fez?
Conseguir, alcançar (ex.: fez a pontuação máxima).
Que paga ou quem paga?
Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).
É correto dizer sou eu quem agradece?
'Eu que agradeço' ou 'quem agradece sou eu'?
Há um tempo devia a ele o esclarecimento da seguinte dúvida: “EU QUE AGRADEÇO” ou “QUEM AGRADECE SOU EU”? Bem, senhor Moysés e demais leitores, as duas formas estão corretas.
Faz dois meses ou fazem?
Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.
Quem vai ou quem vamos?
ANÁLISE: A expressão correta é «a gente vai», com a forma verbal no singular (ou seja, «vai» – e não «vamos»).
O que é um pronome relativo?
Os pronomes relativos retomam um substantivo mencionado anteriormente na frase. Eles podem ser variáveis ou invariáveis e podem estar acompanhados ou não por uma preposição. Os pronomes relativos apontam para um termo já mencionado na frase.