Quem ou que fez?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

De acordo com a norma culta da língua portuguesa, você pode usar o “fui eu quem fez” ou o “fui eu que fiz”, só não deve misturar as duas formas.

O pronome “que” funciona como objeito direto. Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.

Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.

Fez é também forma derivada do verbo fazer, com o sentido de realizar: ele fez o trabalho ontem. O Fez é usado no Egito e no norte da África onde é também chamado tarbuche. Outrora, o fez era colorido com uma tintura extraída do suco de frutas vermelhas encontradas somente no Marrocos.

Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'.

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso?

Significado de fazedora: A pessoa que faz algo é um fazedor(a)

Você ainda pode utilizar essa expressão com um tom irônico. Quando alguém gostaria que algo acontecesse mas, por diversos motivos, nunca vai acontecer.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Por que os pronomes relativos “que”, “quem” e “onde” são chamados de invariáveis? Porque eles não mudam, isto é, não variam. Assim, eles não têm gênero (masculino ou feminino) nem número (singular ou plural).

Questão 03. Como a frase “fui eu quem fez o casamento”, também está(ao) correto(s) os períodos abaixo: 01) Fui eu que fiz o casamento.

1 supostamente, possivelmente, quiçá, talvez, provavelmente, teoricamente, hipoteticamente, por conjectura, por suposição, presumivelmente, aparentemente, Ao que tudo indica, ao que parece, pelos vistos, alegadamente, em princípio, acaso, porventura, decerto, por acaso, eventualmente, com certeza, depende, às vezes.

Quem É eu? ( e não : quem SOU eu). O SUJEITO; "EU" SERÁ O PREDICATIVO.

a 2ª pessoa: aquele com quem se fala (tu, vós) o locutário; a 3ª pessoa: aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas), o assunto ou referente.

O pronome relativo que não tem força de sujeito nessa oração e, portanto, o verbo deve concordar com o pronome que vem antes dele (no caso, o pronome é “eu” e a concordância será “que fiz”).

Conseguir, alcançar (ex.: fez a pontuação máxima).

Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).

'Eu que agradeço' ou 'quem agradece sou eu'?
Há um tempo devia a ele o esclarecimento da seguinte dúvida: “EU QUE AGRADEÇO” ou “QUEM AGRADECE SOU EU”? Bem, senhor Moysés e demais leitores, as duas formas estão corretas.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

ANÁLISE: A expressão correta é «a gente vai», com a forma verbal no singular (ou seja, «vai» – e não «vamos»).

Os pronomes relativos retomam um substantivo mencionado anteriormente na frase. Eles podem ser variáveis ou invariáveis e podem estar acompanhados ou não por uma preposição. Os pronomes relativos apontam para um termo já mencionado na frase.

Continuar lendo Fez eu ou me fez?