Quem oxida prata ou cobre?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Contudo o Cobre é o responsável pela oxidação da liga de prata. Ele, por ser não-nobre, é quem faz ligação química com o Oxigênio, provocando a oxidação da joia.

O ouro e a prata são considerados metais nobres, enquanto o ouro tende a ser mais resistente a oxidação, a prata por sua vez quanto mais pura for, se torna menos resistente a oxidação.

Todos os metais sofrem corrosão, com exceção apenas do ouro e da platina.

A diferença entre os metais nobres e os metais não-nobres é que os metais nobres não oxidam, e os metais não-nobres, sim. Na joalheria, os metais nobres Ouro (Au), Prata (Ag), Paládio (Pd), entre outros, são muito resistentes à corrosão e oxidação.

O cobre é um metal, encontra-se no estado sólido em condições normais de temperatura e pressão, possui brilho metálico e coloração avermelhada ou de cor castanha, isso devido a impurezas e óxidos. É um metal dúctil e maleável, reciclável, e que oxida quando em contato com água e/ou oxigênio.

ou 26 horas na vida real.

Aço inoxidável

Aço inoxidável
Além da beleza, é mais resistente, não escurece e não risca com tanta facilidade.

No entanto, o ferro é mais reativo que o cobre, assim, ele reage com o azinhavre formado, deslocando os cátions cobre do azinhavre. Isso leva à corrosão e abala a estrutura da estátua.

A prata pode sofrer oxidação e escurecer
Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.

A prata 925 escurece? Toda prata sofre com o processo de oxidação, já que é um material sensível a poluição, ácido úrico, enxofre e cloro, portanto até a prata 925 enferruja. Para evitar isso, existem processos corretos de cuidados e limpeza que devem ser feitos de tempos em tempos nas peças, principalmente semi joias.

O Ouro 18k (750) apresenta maior resistência à oxidação, se comparado a outros metais, como o cobre e a prata. No entanto, em maior ou menor velocidade, o ouro pode oxidar, apresentando um aspecto escurecido ou algumas machas na superfície da joia.

A oxidação é um processo químico natural da prata, que ocorre na superfície do metal ao entrar em contato com oxigênio ou hidrogênio. O problema está em alguns gases. A joia escurece porque se forma sobre ela uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura.

O cobre, assim como outros metais, apresenta estados de oxidaçao. Ele passa , primeiramente ao estado de oxido cuproso e depois para oxido cuprico quando exposto ao ar (a cor passa de um vermelho salmao para um vermelho um pouco mais escuro).

Em ligas de aço, cujo ferro é o principal componente, sofrem corrosão com o passar do tempo quando expostas ao oxigênio e água, ocorrendo desta forma a formação da ferrugem. A ferrugem é uma mistura de hidróxidos de ferro hidratados e óxidos, visto que as principais espécies químicas desta mistura são: Fe3O4 - Fe2O3.

Umedeça um pano de microfibra com azeite de oliva e passe em todo o objeto, criando uma camada fina. O azeite vai formar uma barreira que protege o metal do ar, evitando que ele oxide.

Essencialmente, o inox não enferruja na água. A composição desse metal garante que ele tem uma extrema resistência à corrosão, justamente para evitar o desgaste do material e exigir que ele seja trocado constantemente.

Transformação do cobre
Com o passar do tempo, a quantidade de sais de cobre e oxigênio vai se tornando cada vez mais espessa, eventualmente cobrindo todo o metal que estava exposto para reagir com o ar. Por esse motivo, no começo do processo a coloração pode adquirir alguns tons de manchado ou preto.

Quando exposto a água ou ar, ele sofre oxidação adquirindo uma coloração verde. Entretanto, é um metal bastante resistente à corrosão.

Se você quer saber qual chapa metálica não enferruja, o aço inox é a resposta. E por que isso acontece? Porque o aço inoxidável possui uma composição distinta: ferro, cromo, níquel e outros metais. Essa composição torna o material extremamente resistente.