Quem passa muito tempo deitado?

Perguntado por: ralmeida8 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

A clinomania se trata do desejo incontrolável de ficar deitado, dormindo ou não; e mesmo sem sentir qualquer sinal de melancolia.

De acordo com a ONG National Sleep Foundation, o normal é que o indivíduo demore, após deitar-se, entre 10 e 20 minutos para engatar no sono. Ou seja, caso você esteja levando muito mais (ou menos) tempo para dormir, é provável que haja algum desequilíbrio na sua rotina.

Ao 'Ask Well' do jornal norte-americano, o especialista explica que passar horas a fio sentado ou deitado vai dar no mesmo: são ambas as posições igualmente más.

Acontecimentos marcantes como divórcio, desemprego, perda de um ente querido, fim de um relacionamento amoroso ou situações traumáticas são causas frequentes de depressão, mas as situações que favorecem o estresse prolongado, como discussões frequentes no trabalho ou em casa também pode levar à depressão porque faz com ...

Passar muito tempo deitado leva o coração a bater mais depressa, mas o volume de sangue bombeado é menor. O sangue também fica mais grosso, aumentando o risco de formação de coágulos que podem levar a uma trombose nas pernas ou a uma embolia pulmonar.

Quando você estiver com dificuldades de fazer até mesmo atividades que antes eram prazerosas, além de uma tristeza que parece tão profunda a ponto de parecer não ter fim, você pode estar desenvolvendo um quadro de depressão. A tendência desse quadro é piorar, caso não seja verificado por um especialista.

Em muitos casos, dormir demais está associado a quadros de depressão. Essa associação é possível porque uma pessoa deprimida tende a apresentar tal comportamento. Dorme demais porque durante o seu sono não há cobranças e inquietações, entre outros fatores tão comuns a quem sofre de depressão.

Se sentir cansado ou com pouca energia pode ser um sinal de algum problema no organismo, e consequência de uma série de fatores, como má alimentação, noites mal dormidas ou, até mesmo, hipotireoidismo.

Uma boa soneca faz o corpo relaxar, recuperar o ânimo e disposição, nos deixa mais criativos e produtivos, reforça o sistema imunológico e ainda pode reverter o impacto hormonal de uma noite de sono ruim. Relaxar é preciso para manter a correria do dia a dia mais leve e saudável.

Esse hábito pode ter impactos seríssimos na sua saúde e até reduzir sua expectativa de vida. Alguns problemas tais como: dores na coluna, aumento de peso, sedentarismo, obesidade, problemas circulatórios, diabetes, artrite e tendinite fazem parte do repertório dessa má postura.

"O hábito de ficar sentado no vaso sanitário por períodos prolongados pode aumentar a pressão nos coxins hemorroidários e, com o tempo, acabar fazendo com que suas veias e artérias aumentem de tamanho, tornando-os sintomáticos, e é aí que está o problema, informa o médico coloproctologista Lucas Banterli Vinhas.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr.

A postura correta para dormir é adotar uma posição que mantém a curvatura na região lombar e deixa a coluna em posição neutra. O recomendado é dormir de lado ou de barriga para cima, sempre mantendo a coluna, o pescoço e a cabeça alinhados.

Ao sentar
Encostar totalmente as costas na cadeira e deixar os dois pés bem apoiados no chão, não ficando com as pernas cruzadas nem penduradas. Isso faz com que haja distribuição uniforme da pressão nos ligamentos e discos intervertebrais e evite que haja desgaste na coluna. Veja como manter a boa postura sentado.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Os chás para insônia e depressão são vários, mas os mais indicados são os feitos com melissa ou cidreira, camomila e alfazema.

  • Melissa ou cidreira. A erva-cidreira já é conhecida de muita gente e, como todo mundo sabe, possui um efeito calmante. ...
  • Camomila. ...
  • Alfazema.

4- Pensamentos negativos
Em geral, pessoas depressivas são mais autocríticas e pensam coisas horríveis de si mesmos. Reflexões de baixa autoestima, como “eu sou inútil” ou “eu sou um fracasso”, são bem frequentes. Além disso, pensamentos de culpa, desesperança e pessimismo costumam fazer parte deste quadro.

Conclusão: a imobilidade associada ao tempo prolongado no leito se mostra prejudicial à saúde do idoso por afetar diversos sistemas, tais como cardiovascular, pulmonar, gastrointestinal, musculoesquelético e urinário, podendo levar ao aparecimento de doenças adicionais àquelas que ocasionaram o repouso no leito.

Quando um paciente permanece por mais de 15 dias no hospital, a internação já pode ser considerada prolongada. Após alta, é comum o indivíduo ter dificuldades como andar, comer e tomar banho, por exemplo. Apesar disso, alguns cuidados - antes e após a internação - podem reverter o quadro.