Quem pode consultar o Bacen?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 18 votos

Para resolver essa situação, o Banco Central passou a disponibilizar uma consulta, a qualquer cidadão, para verificar possíveis valores a receber de instituições financeiras. O serviço é disponibilizado por um site exclusivo para as consultas ao Sistema Valores a Receber.

Acesse esse relatório pelo Registrato com Conta gov.br, nível prata ou ouro. O Relatório de Dívidas Inscritas no Cadin Federal informa se você possui dívidas com órgãos públicos federais inscritas nesse cadastro.

FORMA DE CONSULTA:
O cliente pode ter acesso a seus dados (e somente aos seus) no SCR através da internet, credenciando-se junto ao Sistema do Banco Central - SISBACEN, disponível no endereço eletrônico www.bcb.gov.br e apresentando a documentação necessária exigida pelo BACEN.

Para sair da lista é preciso pagar qualquer dívida que esteja em atraso. Inclusive aquelas que não consta registro no SPC e SERASA por já ter caducado, ainda assim elas constarão em aberto pois, não foram pagas.

O melhor jeito de consultar empréstimos e financiamentos é por meio do Registrato, do Banco Central. O sistema online reúne vários dados sobre seus relacionamentos com instituições financeiras.

2 dias

Quanto tempo leva para o nome sair do Bacen depois de pagar? Após quitar ou negociar as suas dívidas, o banco ou a instituição financeira deve retirar imediatamente a restrição do Banco Central, geralmente em até 2 dias após a quitação ou negociação.

Ao informar a restrição no Bacen, a instituição credora permite que outras empresas descubram que aquele determinado consumidor possui uma dívida não quitada. Além de restrição no BC, tal débito também pode gerar a negativação nos órgãos de proteção ao crédito como SCPC, Serasa, SPC, Quod, dentre outros.

Você pode consultar seus dados cadastrados no SCR por meio da internet, no site do próprio Banco Central. Basta acessar com seu login de pessoa jurídica ou através da conta Gov.br com o certificado digital associado no Registrato: https://www3.bcb.gov.br/registrato/login/.

Consultar CPF online e grátis? Descubra como!

  1. Baixe o app da Serasa. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site.
  2. Cadastre-se. Faça login com seu CPF e senha. ...
  3. Consulte seu CPF. Pronto!

A Crefisa é uma das instituições tradicionais que liberam empréstimo com restrição o CPF. No entanto, vale ressaltar que a financeira também trabalha com o empréstimo consignado, o que torna o público mais restrito.

Pelo site ou app da Boa Vista SCPC

  1. Acesse o site e clique em "Consulta de CPF".
  2. Digite seu CPF e conclua o cadastro com dados adicionais.
  3. Logo após fazer o login, na página inicial carregada, já será possível visualizar se seu nome está limpo na Boa Vista.

Ao abrir o aplicativo do seu banco, basta procurar a opção “Registrato” para abrir o credenciamento na página do Banco Central. Essa opção está disponível apenas para algumas instituições financeiras. São elas: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi.

É a atuação do Bacen que garante a viabilidade do Sistema Financeiro Nacional e estabilidade nas relações econômicas. Dessa forma, qualquer instituição financeira com atuação no Brasil, por exemplo, depende da autorização do Banco Central para operar, e está diretamente sob supervisão da autarquia.

E quanto tempo leva para as informações do SCR serem atualizadas? Funciona assim: as instituições encaminham as informações dos clientes para o Banco Central até o 9º dia útil de cada mês.

Como recuperar crédito depois de limpar o nome? Veja 5 dicas!

  1. Apresentar o comprovante de renda. ...
  2. Esperar um tempo mínimo. ...
  3. Fazer os pagamentos em dia. ...
  4. Buscar por novos credores. ...
  5. Solicitar crédito moderadamente. ...
  6. Ainda estou com o nome sujo, o que fazer?

Entre em contato diretamente com o banco ou financeira pelos canais oficiais informe a dívida que pretende quitar e pergunte quais são as condições oferecidas para você quitar. Se concordar com o que foi proposto, peça para assinar o acordo de negociação.

Continuar lendo O que o Bacen autoriza?