Quem pode fazer a ordem de serviço?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Em geral, a ordem de serviço é assinada pelo responsável pelo setor ou departamento que solicita o serviço, geralmente um gerente ou supervisor, e pelo responsável pela equipe que irá realizar o trabalho, que pode ser um encarregado, supervisor ou técnico.

A Ordem de Serviço NR-01 trata-se de um documento denominado pela NR da portaria 3214/78 do ME/SEPT de ORDEM DE SERVIÇO (O.S), instrumento legal onde a empresa comunica a seus funcionários quais as atividades que cabem a seu cargo/função a desempenhar.

A ordem de serviço deve ser emitida sempre antes da realização do mesmo, sem a necessidade de solicitação do cliente. Portanto, o documento deve ser celebrado antes de fazer qualquer atividade, para que ambas as partes estejam acordados sobre todas as informações necessárias para o cumprimento do serviço.

Uma ordem de serviço é um documento formal que descreve o trabalho a ser realizado para um cliente. Ele autoriza e direciona uma empresa ou um grupo de profissionais a desempenhar determinada tarefa. Na prática, é uma solicitação de serviço que foi aprovada e que contém a descrição de tudo que compõe a entrega.

A Ordem de Serviço não tem um tempo determinado para validade. Mas ela deve ser atualizada quando algum item sofrer alguma alteração, e assim ela deve ser refeita com a atualização necessária.

Outro artigo essencial para ser seguido é o 1.4.1 alínea C da NR-01: “Cabe ao empregador elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos trabalhadores”.

O certificado e o laudo NR12 apenas podem ser emitidos por profissionais capacitados da área da engenharia. No caso de máquinas e equipamentos elétricos, instalações elétricas e qualquer outra parte que envolva eletricidade, o profissional qualificado é um engenheiro eletricista.

A Ordem de Serviço é um documento formal que descreve o trabalho a ser realizado, enquanto o Orçamento é uma estimativa do custo para realizá-lo.

A ordem de serviço normalmente contém dados do cliente, do prestador de serviço e também detalhes das atividades a serem realizadas, como diagnóstico do problema, solução sugerida, peças utilizadas e preço cobrado por cada tarefa.

6 – Quem é o responsável pela elaboração e assinatura do PGR? A responsabilidade é da organização, que pode elaborar internamente, caso possua conhecimento técnico, ou delegar esta tarefa para um engenheiro ou técnico de segurança do trabalho de sua confiança.

4.3.2 O SESMT deve ser composto por médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e auxiliar/técnico em enfermagem do trabalho, obedecido o Anexo II.

Tópicos do bloco de ordem de serviço

  1. Número. Esse dado deve ser sequencial. ...
  2. Data. Dia, mês e ano. ...
  3. Nome e endereço do cliente. Se for pessoa física, nome da pessoa que abriu a chamada e talvez de quem estará no momento da chegada do técnico. ...
  4. Nome do técnico.

Também conhecida pela sigla OS, a ordem de serviço nada mais é do que um documento que formaliza um serviço que está sendo prestado.

Pelo projeto, as empresas com 51 a 100 empregados deverão contratar pelo menos dois técnicos; e com 101 a 200 empregados, três técnicos. Acima de 200, deverão contratar um técnico de segurança adicional para cada grupo de 150 empregados.

O Técnico de Segurança do Trabalho é um profissional de extrema importância, sendo necessário para a eliminação e prevenção dos riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho e por consequência demandam a implantação de conceitos e técnicas para a segurança e saúde dos trabalhadores.