Quem pode ser convocado em caso de guerra?

Perguntado por: gjaques . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

De acordo com o decreto-lei 1.187/1939 que estabelece o Serviço Militar, todo brasileiro maior de 18 anos e até a idade que o governo fixará pode ser chamado a prestar serviço em defesa na Pátria.

A Junta de Serviço Militar convoca os reservistas do Exército Brasileiro que tenham se afastado do serviço ativo no período de 1º de dezembro de 2017 a 30 de novembro de 2022. O prazo da apresentação de forma presencial é até o dia 16 de dezembro, na sede da Junta (Rua Nenê Namura Abib, 156 – Residencial São Paulo).

"Se se esgotassem todos os militares da ativa, viriam os reservistas, que são todos que foram para a reserva em algum momento. Os mais novos teriam prioridade na convocação", conta Douglas Galiazzo, professor de Direito da Estácio. Em tempos de conflitos, não há idade máxima para fazer a convocação definida pela lei.

Recusar-se a atender à convocação para participar da guerra não entra na lista da pena de morte. O castigo, nesse caso, seria passar um período na prisão, conforme o explicado por Capano.

Da mesma forma, se você quer o reconhecimento de sua cidadania italiana, pode ficar tranquilo. Você não será convocado para uma guerra na Itália! Apenas se quiser, é claro.

6º, será exigida até os 30 anos de idade, completos. § 3º Em caso de guerra externa, ou para manter a integridade nacional, todo brasileiro maior de 18 anos e até uma idade que o Governo fixará em consequência das circunstâncias da ocasião, poderá, ser chamado a prestar serviço em defesa da Pátria.

Deve consultar o site alistamento.eb.mil.br para saber se foi dispensado ou encaminhado a seleção para servir o quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica.

O decreto de Lei n° 1.187 de 1939 sobre o Serviço Militar informa no Art. 193 que “o reservista das Forças Armadas que for convocado para qualquer encargo de natureza militar e não se apresentar dentro do prazo fixado será considerado insubmisso e punido de conformidade com o disposto no Art. 186”.

Junta de Serviço Militar convoca reservistas para atualizar dados junto às Forças Armadas. A Junta de Serviço Militar informa que quem prestou serviço militar ou passou para a reserva nos últimos 5 anos, deve se apresentar à Junta mais próxima da sua casa, com seu certificado de reservista.

De acordo com o Exército Brasileiro, os dispensados pela força armada não entraram na lista de convocados. A convocatória obrigatória é anual e está resguardada pela Lei do Serviço Militar. Entre os principais objetivos, estão praticar e avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização e atualizar dados da Reserva.

A linha de frente é um termo debatido pelos maiores serviços das forças armadas do mundo. É uma medida de controle de espaço de combate que designa as forças amigas ou inimigas mais à frente, presentes na zona de combate durante um conflito armado ou guerra; seja uma infantaria regular ou de reconhecimento.

Filho único deve servir? Conforme decreto 5.881 poderá ter isenção ao Serviço Militar em tempo de guerra e de paz, o filho único, que viver em companhia de sua mãe, viúva ou solteira, decrépita ou valetudinária, ou de pai decrépito ou valetudinário.

Há, entretanto, alguns exemplos de ações típicas que seriam adotadas pelo Brasil, em caso de guerra: restrição do pleno exercício dos direitos de assossiação, imprensa e expressão, a passagem do controle das comunicações nacionais para as Forças Armadas, a impossibilidade da recusa de convocação para a guerra, e, a ...

Esse país poderia invadir e dominar os vizinhos. Um mundo sem Forças Armadas, portanto, não estaria em equilíbrio. A partir desse ponto de vista, a decisão mais adequada a um país é também estar armado. Essa escolha antecipa a possibilidade de ser ameaçado ou mesmo invadido por um vizinho mais forte.

Desde que se torne necessário o emprego das forças armadas para a defesa do Estado, o Presidente da República declarará em todo o território nacional ou em parte dele o estado de guerra.

Pena - reclusão, de oito a vinte anos, ou morte, grau máximo e reclusão por vinte anos, grau mínimo, se o crime for praticado no interesse de Estado em guerra contra o Brasil, ou de Estado aliado ou associado ao primeiro. Art. 22.

O Brasil adota o serviço militar obrigatório, resultando em uma força militar das maiores do mundo, com efetivo calculado em mais de 1 600 000 homens em idades de reservista por ano.

Excesso de contingente no serviço militar
Quando todas as vagas para o ano são preenchidas os alistados que não foram convocados para prestar o serviço militar são dispensados. A justificativa no Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) é descrita como dispensa por excesso de contingente.

Como acompanhar o procedimento? Uma vez alistado, o jovem pode conferir se foi dispensado ou convocado para o serviço militar diretamente no site "www.alistamento.eb.mil.br". Para acompanhar o processo de alistamento, basta clicar na seção "Já me alistei", localizada na página principal do site.

A Terceira Guerra Mundial teria ainda como consequência o aprofundamento de crises econômicas, sanitárias e de abastecimento, notadamente de alimentos, atingindo sobretudo as nações menos desenvolvidas economicamente.

Quem pode ser convocado em caso de guerra
Há, porém, uma ordem de convocações. Primeiramente, seriam chamados os militares na ativa. Em seguida, militares da reserva que tenham deixado as Forças Armadas nos últimos cinco anos.