Quem produz glutamato no corpo humano?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O glutamato é produzido pelo corpo humano e exerce um papel essencial no metabolismo. Cerca de 2kg do glutamato natural é encontrado nos músculos, no cérebro, nos rins, no fígado e em outros órgãos e tecidos.

Alimentos ricos em glutamato monossódico

  • Salgadinhos.
  • Industrializados e superprocessados.
  • Molhos pré-preparados.
  • Molho shoyo.
  • Enlatados.
  • Carnes processadas – salsicha, bacon, mortadela, presunto.

O Glutamato monossódico (MSG) é um aminoácido não essencial que funciona como aditivo alimentar. Definido como o sal sódico do ácido glutâmico, ele é naturalmente produzido pelo corpo humano e pode ser encontrado em alimentos como tomate, cogumelos, alguns queijos e carnes.

Para neutralizar os sintomas do MSG, suplementos naturais podem ser ingeridos e uma reeducação alimentar feita para limpar e reequilibrar o organismo. Conheça os benefícios de alimentos nutritivos e as suplementações certas no site da QuantumBIO.

O glutamato é o principal neurotransmissor excitatório do sistema nervoso central e periférico, desempenhando um papel fundamental no processamento nociceptivo (23,24). Intervém tanto nos estados de dor aguda como nos de dor crónica (13).

Uma vez liberado na fenda sináptica, o glutamato é captado pelas células gliais nas quais é convertido à glutamina pela enzima glutamina sintetase e posteriormente liberado por transportadores de glutamina no meio extracelular. A glutamina então é captada pelas células neuronais e reconvertida a glutamato.

Ao invés de usar 1 colher (chá) de sal para temperar uma panela de arroz, por exemplo, combine 1/2 colher (chá) do tempero com 1/2 colher (chá) de glutamato monossódico: o alimento já ficará com 25% menos sódio e com o mesmo sucesso que faria ao paladar se fosse feito apenas com sal.

O glutamato desempenha um papel na indução de apoptose e estresse oxidativo, enquanto a glutamina desempenha um papel no metabolismo miocárdico e exerce potentes efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios na circulação, induzindo a expressão de heme oxigenase-1, proteínas de choque térmico e glutationa.

Como fortalecer o sistema nervoso?

  1. Inclua atividades físicas diárias. ...
  2. Durma bem. ...
  3. Adquira hábitos alimentares saudáveis. ...
  4. Aromaterapia. ...
  5. Exponha-se ao sol. ...
  6. Faça atividades relaxantes.

Além disso, observou-se que uma grande variedade de efeitos colaterais ocorreu em maior frequência no grupo MSG, incluindo:

  • Mandíbula dolorida.
  • Náusea.
  • Fadiga.
  • Dor de cabeça.
  • Dor de estômago.
  • Tontura.
  • Pressão no peito.

Os condimentos naturais devem ser utilizados como substitutos para a maioria dos temperos prontos. Por isso, as especiarias naturais como orégano, alecrim, manjericão, manjerona e salsinha desidratadas são indicadas para uso no preparo de refeições, junto ao sal.

O organismo sintetiza o GABA a partir do glutamato, utilizando a enzima L-ácido glutâmico descarboxilase e piridoxal fosfato (que é a forma ativa de B6) como cofator. Este processo converte o principal neurotransmissor excitatório (glutamato) em um dos principais inibitório (GABA).

Salsicha, linguiça, bacon, mortadela, presunto, salame, toucinho e carnes enlatadas. Todos esses alimentos fazem parte do grupo de carnes processadas e são fontes de substâncias tóxicas para o organismo.

A excitação prolongada é tóxica para as células nervosas e neurobiólogos reconhecem que o glutamato pode causar danos quando as mensagens são devastadoras, como acidente vascular cerebral-AVC ou epilepsia. A toxicidade do glutamato é aparentemente causada pela inundação de cálcio na célula.

O glutamato monossódico também pode ajudar a harmonizar os sabores de suas receitas equilibrando a acidez e o amargor presentes em alguns alimentos. Além de ter o glutamato tem a propriedade de ajudar na digestão, estimulando a salivação e a sensação de saciedade.

O glutamato monossódico (sigla em inglês MSG - monosodium glutamate) é o sal sódico do ácido glutâmico, um dos aminoácidos não essenciais mais abundantes que ocorrem na natureza, que é encontrado naturalmente em alimentos como tomate e cogumelos.

Alguns exemplos de doenças neurodegenerativas são:

  • Doença de Alzheimer.
  • Doença de Parkinson.
  • Esclerose Múltipla.
  • Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
  • Doença de Huntington.

A Glutamina também conhecida como l-glutamina ou glutamine tem função de um aminoácido não-essencial, o qual representa cerca de 61% do tecido muscular esquelético. A glutamina é produzida naturalmente pelo organismo e consiste em 19% de nitrogênio, sendo o transportador primário para as células musculares.

O glutamato pode ainda ser desaminado (grupo amino liberado como amônia). A desaminação é catalisada pela glutamato desidrogenase.

Como consumir
O glutamato monossódico pode ser adicionado em pequenas quantidades em preparações caseiras, sendo importante evitar o consumo juntamente com o sal, para evitar o excesso de sódio nas comidas, um mineral que, quando em excesso, está relacionado com o aumento da pressão arterial.