Quem profetizou os 70 anos de cativeiro?

Perguntado por: ogaspar . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Além disso, Jeremias profetizou que Judá serviria a Babilônia por setenta anos, quando então outro reino conquistaria a Babilônia. O restante do capítulo é sobre a destruição de outras nações iníquas.

C.). Para além desta ação bárbara, foi decretada a deportação dos seus habitantes, que a partir daquele momento viveram exilados na Babilónia, fazendo cumprir a profecia de Jeremias, pois o reino de Judá deixava de existir.

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

Ezequiel

Ezequiel registra sua visão da restauração de Israel após o exílio nos últimos dias. O Senhor promete reunir os israelitas do cativeiro, levá-los de volta a suas terras prometidas, renovar Seu convênio com eles e reunir os reinos de Israel e Judá.

Além das fontes arqueológicas, as fontes dos livros históricos e proféticos da Bíblia, como os livros de Daniel, Ezequiel, Jeremias, Neemias e Esdras, são de importância salutar para a compreensão dos acontecimentos que marcaram esse momento.

Cercado durante alguns meses, Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).

Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.

Nesses capítulos, Jeremias prediz setenta anos de cativeiro na Babilônia para Judá como punição pelo seu pecado persistente e adverte que a destruição seria quase total (25.1-38). Sua mensagem continua sofrendo a oposição dos falsos profetas, dos sacerdotes e do povo (26.1-29.32).

Ezequias revela sua riqueza a Babilônia — Isaías profetiza o cativeiro babilônico. 1 Naquele tempo enviou aMerodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia, cartas e um presente a Ezequias, porque tinha ouvido dizer que havia estado doente e que já tinha convalescido.

40 anos

Isaías foi profeta em Jerusalém por cerca de 40 anos (de 740 a 701 a.C., aproximadamente), durante o reinado dos reis Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés do reino de Judá, ao sul. Ele era casado e tinha pelo menos dois filhos (ver Isaías 7:3; 8:1–3).

O profeta Jeremias também profetizou sobre um tempo em que a Arca da Aliança não seria mais utilizada, pois Jerusalém deveria ser chamada de trono de Deus (Jeremias 3:16). Após essas referências, os livros históricos do Antigo Testamento raramente se referem à Arca.

Assim, podemos entender que a Bíblia menciona três grandes cativeiros que o povo de Israel precisou enfrentar: o cativeiro no Egito (apesar de haver algumas distinções com os demais), o cativeiro na Assíria e o cativeiro na Babilônia.

Depois de ser levado cativo, Ezequiel se estabeleceu com outros judeus em Tel Abibe junto ao Rio Quebar (ver Ezequiel 1:1–3; Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Ezekiel”).

Em 597, Jerusalém sofre a sua primeira invasão pelas tropas do rei babilônico Nabucodonosor e tem o seu Templo saqueado.

Jeremias

Jeremias 26 relata que Jeremias profetizou que o povo precisaria arrepender-se ou seria levado cativo. Devido a sua mensagem, que ainda dava alguma esperança de livramento por meio do arrependimento, os líderes de Judá quiseram que Jeremias fosse morto.

Jeremias (627-580). Sofonias (640-600). Naum (600?), Habacuque (605-598).

Introdução. Elias foi um profeta do Velho Testamento que ministrou ao reino setentrional de Israel por volta de 900 a.C. Um relato de sua vida encontra-se em I Reis 17–II Reis 2.

O Reino de Israel foi destruído pelos Assírios (722 AC) e o seu povo foi levado ao exílio e ao esquecimento. Mais de cem anos depois, a Babilónia conquistou o Reino de Judá, exilando a maioria dos seus habitantes e destruindo Jerusalém e o Templo (586 AC).