Quem recebe o Pix sabe quem enviou?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Tem como saber quem enviou o Pix? Sim, basta acessar o extrato da sua conta bancária e ver o comprovante do Pix. Como saber quem fez uma transferência para minha conta?

Elas funcionam como o endereço da sua conta no novo sistema, ou um “apelido” da conta, como definiu o BC. A chave Pix pode ser: o CPF/CNPJ, o celular, o e-mail, ou a chave aleatória, que é um código alfanumérico (formado por números e letras) gerado pelo sistema.

Para saber como identificar uma transferência bancária juntamente com o seu banco, é válido lembrar que todas as transferências são realizadas por meio do CPF ou CNPJ de alguém. Dessa maneira, a instituição financeira conseguirá puxar o registro e identificar quem realizou aquele envio do dinheiro em algumas horas.

Você pode consultar as transações Pix por meio do Extrato Pix detalhado ou pelo seu extrato da conta. Caso tenha dúvidas sobre uma transação, verifique o extrato da conta para saber se ela foi concluída.

Entre em contato com o seu banco e solicite a devolução. Registre um boletim de ocorrência na polícia. A devolução do dinheiro pode ser solicitada até 90 dias depois da data da transação do Pix. O seu banco, então, notificará a instituição que recebeu a transferência suspeita para que os valores sejam bloqueados.

Chave do Pix não mostrará o número completo do CPF para o pagador. As chaves de endereçamento do Pix vão oferecer mais privacidade para quem recebe dinheiro pelo sistema financeiro nacional.

Dentre as mais famosas opções, estão o PagSeguro. Trata-se de um serviço que funciona como uma carteira digital. O usuário cria uma conta gratuita no sistema, informando os dados de seu cartão de crédito para realizar pagamentos. Ninguém tem acesso a suas informações, nem mesmo a quem você paga.

No comprovante da transação, você encontrará um código chamado “ID da transação”. Esse é um código único da sua transação via Pix, e a outra instituição poderá utilizá-lo para localizar o valor no sistema deles, e verificar o que ocorreu.

Afinal, as transferências realizadas via PIX são rastreadas pela Receita Federal? Em regra geral, podemos afirmar que a Receita Federal não possui acesso direito e imediato aos dados de pagamento e recebimento via PIX, tendo em vista o sigilo bancário garantido e assegurado pelo artigo 5º, inc.

Qual chave Pix é mais segura? A chave Pix considerada mais segura em relação à exposição de dados é a chave aleatória disponibilizada por diversas instituições financeiras. No entanto, indicamos que você tenha o CPF cadastrado em alguma chave Pix para diminuir os riscos de fraudes.

Segundo os artigos 876 e 884 do Código Civil, a pessoa que recebe um dinheiro por engano é obrigada a devolver o valor, seja uma transferência do banco ou de outro cliente: Art. 876. Todo aquele que recebeu o que lhe não era devido fica obrigado a restituir [...].

Se o dinheiro foi recebido por transferência bancária, é possível observar o CPF ou CNPJ para auxiliar nessa identificação. Se ainda assim não for possível saber a origem do dinheiro, a orientação é que o titular da conta entre em contato com a instituição financeira informando o ocorrido.

Para fazer a solicitação, o consumidor precisa contatar o banco. O passo seguinte é registrar um boletim de ocorrência no caso da fraude, e, em ambas as situações, avisar imediatamente a instituição pelo canal de atendimento oficial, como SAC ou Ouvidoria.

Pode ser que ele esteja sendo processado por um Provedor de Serviços de Pagamento (PSP) muito burocrático. Ou que a transação foi muito além do valor habitual e, por isso, tenha despertado um alerta. Por algum desses motivos, é razoável que seu Pix não chegue em alguns segundos.

Não devolver o Pix recebido é crime? Caso a pessoa não faça a devolução, a mesma estará cometendo o crime de apropriação indébita, artigo 168 do Código Penal, que pode gerar reclusão de 1 a 4 anos mais multa.

É CRIME SE APROPRIAR DE PIX RECEBIDO POR ERRO! Já adiantamos que sim, é crime quando alguém recebe um pix por erro e não devolver para aquele que errou.

O ambiente do Pix é seguro e criptografado -- você não precisa se preocupar com a segurança dos seus dados entre as transferências. Mas você deve tomar cuidado quando informa as chaves publicamente e para quem você informa – assim como já devia tomar cuidado no caso de TEDs e DOCs, por exemplo.

Existe um serviço pago chamado Você Consulta que permite verificar o CPF de terceiros na Serasa. Mas é preciso ter os números da pessoa que será consultada. As informações são confidenciais e a pessoa que consultar terá como responsabilidade manter apenas para si a situação informada.

Não, não pode. Mais uma vez, como são apenas 10 segundos (ou até menos), a operação é instantânea e não há como voltar atrás. Assim que o valor cai na conta de quem recebeu o Pix, você não consegue cancelar a transferência, nem estornar o valor como acontece em uma transação com cartão de crédito.