Quem são os criminosos mais procurados do Brasil?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos
  • Líder em mega-assaltos, Márcio do Carmo Pimentel é apontado como um dos criminosos mais procurados do país. Imagem: Reprodução.
  • Marcos Roberto de Almeida, o Tuta. Imagem: Reprodução.
  • Leomar Oliveira Barbosa é antigo aliado de Fernandinho Beira-Mar. Ele foi solto após erro do sistema carcerário e está foragido.

Histórico: Johny, que é foragido da Justiça, é apontado como chefe do tráfico de drogas na comunidade da Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, e integrante da facção criminosa Comando Vermelho ? CV.

Caro Quintero, conhecido como o “narco dos narcotraficantes”, é considerado pelas autoridades mexicanas o fundador do cartel de Guadalajara. Ele é acusado de traficar principalmente metanfetamina, heroína, cocaína e maconha.

O atual líder do PCC, Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, continua solto. A liderança dele teria sido designada por outro líder, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, que transmitiu responsabilidades sobre a facção devido a sua dificuldade de comunicação no sistema penitenciário federal, onde se encontra detido.

Álvaro Daniel Roberto, conhecido como Caipira, é procurado desde 2020, sendo considerado um dos maiores traficantes do país. Ele possuía ligação com o cartel do Vale do Norte, na Colômbia.

William da Silva Lima, o Professor.

Ernaldo Pinto de Medeiros, vulgo Uê (?, 24 de abril de 1968 — Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2002), foi o maior traficante de drogas brasileiro da década de 1990.

Com oito mandados de prisão expedidos pela Justiça e uma ficha criminal que inclui delitos como roubo, tráfico de drogas e homicídio, Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, é o integrante da cúpula da maior facção criminosa do Rio que está foragido há mais tempo.

A traficante Sônia Aparecida Rossi, conhecida como Maria do Pó, é hoje a criminosa mais procurada do Brasil. Ela está foragida desde 2006, quando escapou da Penitenciária Feminina Sant'Ana, no Carandiru, zona norte de São Paulo, sem deixar vestígios.

Quem é Pezão, traficante do Complexo do Alemão foragido há 12 anos | Rio de Janeiro | G1.

Dividida em duas facções criminosa: Amigos dos Amigos (ADA) e Comando Vermelho, a Favela do Vidigal vive uma guerra interna entre os traficantes rivais.

Thiago da Silva Folly, o TH é ligado à facção Terceiro Comando Puro, e chefia o tráfico de drogas em diversas localidades do Complexo da Maré. A Maré é um complexo de 16 favelas. Sua localização estratégica a tornou um campo de intensas disputas para o crime organizado.

O mexicano, líder do cartel de Sinaloa, foi condenado à prisão perpétua em Nova York por ter enviado toneladas de drogas aos EUA. A justiça lhe impôs uma multa de US$ 12,7 bilhões, quantia que o governo americano estima que "El Chapo" ganhou como líder do cartel entre 1989 e 2014.

Ele está cumprindo pena de prisão perpétua na penitenciária Supermax, no Colorado, a prisão federal mais segura dos EUA, após ter escapado de uma prisão mexicana através de um túnel em 2015.

O criminoso mais procurado do México foi incluído na lista de bilionários da revista americana Forbes, divulgada na quarta-feira. Joaquín Guzmán, de 54 anos, é apontado como o chefe de um dos maiores cartéis de drogas do México, e está foragido desde 2001, quando escapou de uma prisão do país.

Conforme o levantamento, o PCC tem 35.000 integrantes e é a maior organização criminosa no país. O grupo tem atividades em outros países, como Paraguai e ligações com outros grupos criminosos, como a máfia italiana 'Ndrangheta.

Integrantes de duas quadrilhas rivais de tráfico de drogas, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e a Família do Norte (FDN) — aliada do Comando Vermelho (CV) — entraram em confronto naquele que foi considerado o massacre mais violento da história do sistema prisional brasileiro desde a chacina do Carandiru (1992).

O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional. Ele não age apenas na compra de maconha e cocaína de países produtores, mas também exporta toneladas de drogas para Europa, África e Ásia por meio de navios de carga que atracam na costa brasileira.

No Brasil, os homens vivem em média 7,1 anos menos do que as mulheres, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, a expectativa de vida da população masculina chegou a 72,2 anos enquanto a feminina atingiu 79,3.