Quem são os mártir do Brasil?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

No dia 03 de outubro, a Igreja no Brasil comemora a Memória dos Protomártires do Brasil: os Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, Mateus Moreira e outros 27 companheiros leigos, Mártires, brutalmente trucidados pelos invasores holandeses e índios a eles associados em 1645.

Mas quem são os Santos Mártires? Os primeiros a serem definidos como Santos Mártires foram os Apóstolos, testemunhas da vida e obra de Jesus, que foram perseguidos e mortos por trazer a Sua Palavra ao mundo.

Roque Gonzalez de Santa Cruz, Pe. Afonso Rodrigues e Pe. João de Castillo, os mártires da região das Missões e posteriormente rio-grandenses, por volta das décadas de 1930-1940.

Estevão

O primeiro mártir a testemunhar a verdade da pessoa de Jesus
A liturgia de hoje, mediante a proclamação do evangelho de Mateus 10,17-22, se concentra na pessoa de Estevão, o primeiro mártir que testemunha a verdade da pessoa de Jesus.

Pessoa que sofre tormentos ou a morte por uma crença, uma ideia ou uma causa. 2. [Figurado] Pessoa que sofre maus tratos.

Em 1645, mais de 80 fiéis da Igreja Católica foram mortos; destes, 30 foram martirizados. O primeiro massacre aconteceu na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, em Canguaretama; O segundo em Uruaçu, comunidade do município de São Gonçalo do Amarante.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

João: Irmão de Tiago, era o mais jovem dos discípulos, e foi o último deles a morrer, possivelmente em Éfeso, de morte natural.

Ele foi um dos sete primeiros diáconos da igreja nascente, nomeados e ordenados pelos Apóstolos, logo após a morte e Ressurreição de Jesus, pregando os ensinamentos de Cristo. Santo Estêvão é chamado de Protomártir, ou seja, ele foi o primeiro mártir de toda a história católica.

Judas foi o primeiro do grupo dos doze apóstolos a morrer. Mas diferentemente dos outros, ele não foi martirizado por causa do nome de Jesus, ao contrário, foi ele quem traiu o Senhor.

São Tiago, irmão

São Tiago, irmão de João, e filho de Zebedeu, foi o primeiro mártir entre os apóstolos. Sua comovente história nos faz crescer em esperança e fé.

Algum tempo depois, o carrasco trazia a cabeça do profeta em um prato, entregando-a para Salomé e para sua maldosa mãe. O martírio por decapitação de são João Batista, que nos chegou narrado através do evangelho de são Marcos, ocorreu no dia 29 de agosto, um ano antes da Paixão de Jesus.

Santa Cecília morreu após três dias de agonia, durante os quais doou todos os seus bens aos pobres, a sua casa à Igreja. Não podendo mais pronunciar sequer uma palavra, continuou a professar a sua fé em Deus, Uno e Trino, apenas com os dedos das mãos.

O primeiro santo canonizado foi Santo Ulrico, Bispo de Augsburgo (Baviera), falecido em 973.

tormento infligido a alguém devido à sua defesa de certa causa, doutrina, crença, etc.

Foi por amor que Jesus morreu. Sua morte foi o meio pelo qual o amor de Deus nos alcançou.

Quem fundou a igreja? A igreja foi fundada por Jesus e os apóstolos. Jesus preparou tudo para a fundação da igreja, com seus ensinamentos sobre a vida cristã e treinando os apóstolos para serem líderes. Os apóstolos divulgaram o ensino de Jesus e deram estrutura à igreja.

1 vítimas, pacientes, padecentes, sofredores, padecedores, pagantes, sacrificados, sofrentes.