Quem são os proletários?

Perguntado por: ucarvalho3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Os proletários eram os homens sem posses, que tinham seus filhos (sua prole, daí a origem da palavra proletário) como única coisa a oferecer ao Império para que servissem no exército imperial. No século XIX, o termo foi ressignificado.

Karl Marx e o proletariado
A classe proletária é definida por Marx como aquela que trabalha, que vende sua força de trabalho e garante a partir da mais-valia o enriquecimento da classe burguesa. Ao reconhecer sua situação de exploração, cabe ao proletariado, segundo Karl Marx., unir-se e lutar contra a burguesia .

A burguesia é a classe social que está do lado oposto do proletariado, é a classe social, do regime capitalista, que abrange todos os grupos ou indivíduos cujos interesses se identificam com os dos possuidores de capital, ou seja, dos comerciantes, industriais, banqueiros, os proprietários de terras, os possuidores de ...

Vale dizer, uma classe composta de operários, empregados e trabalhadores rurais e urbanos, ou sejam, assalariados dos setores primários, secundário e terciário.

Proletariado é um conjunto de trabalhadores, de maneira geral. Essa palavra tem origem latina, tendo surgido no período do antigo Império Romano, quando os homens que não tinham posses eram chamados de proletários, pois tinham seus filhos (prole) para oferecer ao império e servir ao exército.

A ideia de proletariado como uma classe antagônica à dos capitalistas surgiu no século XIX, quando operários conseguiram pela primeira vez organizar greves de dimensões consideráveis e questionar a situação em que viviam de maneira que, para muitos, suas exigências eram irreconciliáveis com a sociedade capitalista.

A classe burguesa nasce da classe servil, por meio do desenvolvimento de atividades comerciais. Inicialmente, foram os pequenos artesãos e vendedores de têxteis e posteriormente, comerciantes de maior porte que enriqueceram por meio do comércio marítimo.

16 sinônimos de proletariado para 2 sentidos da palavra proletariado: A classe trabalhadora: 1 operariado, operários, trabalhadores, empregados, funcionários, colaboradores, assalariados, salariados, contratados, subordinados, subalternos. Exemplo: As novas leis laborais prejudicarão grandemente o proletariado.

Os proletários eram os homens sem posses, que tinham seus filhos (sua prole, daí a origem da palavra proletário) como única coisa a oferecer ao Império para que servissem no exército imperial. No século XIX, o termo foi ressignificado.

O poder da burguesia depende do controle material e do impedimento do desenvolvimento da consciência de classe por parte do proletariado. Desse modo, no Manifesto Comunista, Marx e Engels conclamam os trabalhadores de todo o mundo para a conscientização de classe: Proletários de todos os países, uni-vos!

Se, anteriormente, ambas faziam parte do terceiro estado — o povo —, hoje o burguês representa a classe dominante. É ele quem detém o poder político e econômico, a partir do momento em que é dono dos meios de produção do capitalismo.

Além da indústria, a agricultura foi transformada, e, depois as minas ganharam relevância e começaram a ser exploradas. Foi assim que surgiu os proletários fabris, proletários agrícolas e os proletários mineiros.

Significado de Burguês
[Política] No sistema capitalista, aquele que faz parte da burguesia, da classe dominante que detém o controle dos bens de produção e do capital. Pessoa que pertence à classe média, por oposição à classe dos operários e campônios.

Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. Inclui as teorias políticas e movimentos associados a tais sistemas. A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.

De acordo com Marx, a mais valia refere-se ao processo da exploração da mão de obra assalariada. Segundo o autor, os trabalhadores não recebem o equivalente àquilo que produzem e todo o lucro obtido através da produção das mercadorias vai direto para o empregador, que se apropria do trabalho excedente.

Continuar lendo