Quem segura a vela no batismo?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

O responsável por ficar o tempo todo segurando a vela para batizado é o padrinho, enquanto é de responsabilidade da madrinha segurar o bebê. Ao final da cerimônia de batizado, simbolicamente o padrinho faz a entrega da vela acesa para a criança, representando a luz de Cristo, como já mencionamos.

Se você for batizar o bebê/criança na igreja católica, não esqueça de levar uma vela e uma toalhinha. Vista o bebê/criança somente na hora de sair.

Rito da Luz – Geralmente, os padrinhos entregam aos pais da criança um castiçal com uma vela acesa, simbolizando que Cristo, a luz do mundo, está entre nós e que nós temos a incumbência de sermos igualmente luz para o mundo.

Qual a diferença entre padrinhos de batismo e consagração? Padrinhos de batismo são incumbidos de levar a criança até a pia batismal e no direcionamento da vida pessoal e religiosa. Por outro lado, os padrinhos de Consagração auxiliam na religião e na proteção da criança.

Eles podem ser casados na Igreja Católica ou solteiros e participantes da vida da Igreja. Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Look para madrinha de batismo
Para madrinhas de batismo o ideal são looks mais sóbrios, com cores claras e sem brilho. É importante também que a roupa seja bem confortável e não possua muitos detalhes que podem acabar arranhando o bebê.

Bíblias, terços, pequenos santinhos em porcelana ou pingentes com o crucifixo são presentes muito bem-vindos na hora do batizado.

O padrinho deve acompanhar o seu afilhado com a presença, com o bom testemunho de cristão, fazer as vezes dos pais ou auxiliá-los em suas faltas. Veja o quanto é importante este Sacramento! O batismo torna a pessoa filha de Deus e ela passa a fazer parte da família de Jesus, que é a Igreja.

Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes”. Cânon 873 – Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.

A exigência é que sejam católicos, crismados e vivam segundo os valores da fé. Consequentemente, se for um casal, devem ter recebido o Sacramento do Matrimônio (casados na Igreja). Se forem solteiros (que não convivem maritalmente) basta que sejam católicos e confirmados na fé (que receberam o sacramento da Crisma).

Os padrinhos de consagração
Padrinhos de consagração são aqueles que assumem, durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou a Deus, rezar por ela, estar ao seu lado espiritualmente e ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” – só que espiritual.

Nesse momento, os padrinhos seguram o bebê e o aproximam da pia batismal, permitindo que o padre derrame a água sobre a cabeça do pequeno enquanto o abençoa, podendo secar a cabeça molhada logo em seguida com alguma fralda ou pano especifico.

A roupa também é uma tradição do batizado, as crianças costumam usar o branco e geralmente a vestimenta é um presente dado pelos padrinhos.

Não é obrigatório ter padrinhos. Mas se os houver, haja um só padrinho e uma madrinha. A criança não pode ter dois padrinhos ou duas madrinhas.

A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança. Portanto, ajude os pais desde o início na celebração desde o início e conte com a AuHe Kids Moda infantil para sua escolha de presente.

Você pode usar roupa de alcinha, principalmente no verão ou pela manhã, mas evite os decotes. Roupas muito justas também não são recomendadas para eventos religiosos. O comprimento das saias e vestidos nunca deve estar acima dos joelhos. Os acessórios não são tabus.