Quem sofre mais depois de um término?

Perguntado por: ocardoso9 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Enquanto as mulheres deram uma nota média de 6,84 para seu sofrimento emocional, os homens atribuíram uma nota de 6,58. Em termos de dor física experimentada após um término, as mulheres também "ganham": elas deram a nota média de 4,21 para esse tipo de sofrimento, enquanto os homens deram a nota média de 3,75.

Relacionamentos duradouros costumam ser ainda mais difíceis de serem terminados, pois nem sempre é simples separar e ter compreensão total dos sentimentos envolvidos durante anos de convivência. Em muitos casos, o amor ainda existe, mas se transformou em outra coisa que não mais garante a mesma felicidade.

A separação é dolorosa porque impõe o rompimento com a fantasia do par amoroso idealizado, além de abalar a autoestima e exacerbar as inseguranças pessoais. A ideia de felicidade através do amor no casamento influi diretamente na intensidade da dor na separação.

Assim, o mito de que a pessoa que termina um relacionamento não sofre, não é verdadeiro, já que o luto pela perda da relação é vivenciado por ambas as partes, e além disso, a pessoa que termina pode sentir culpa, um sentimento que em muitos casos é fonte de mal-estar para quem o sente.

Raiva

Raiva: Fase em que a pessoa pode ter raiva de si mesma, se estiver sofrendo, e concluir que a responsabilidade pela separação foi dela. Ela fica hostil, pode perder a confiança nos relacionamentos, sente-se injustiçada, vitimada e não merecedora de tanta dor.

  1. Acabou a confiança mútua. ...
  2. Não há sinais de cumplicidade. ...
  3. O casal entrou em um dinâmica tóxica. ...
  4. Um dos dois (ou os dois) não quer mudar. ...
  5. Os planos de vida já não são os mesmos. ...
  6. O sexo também é danoso. ...
  7. O amor acabou.

Ela se arrepende quando se dá conta que perdeu e vai sentir sua falta. Geralmente, essa pessoa que terminou se mostra por cima, toda segura e sem abalos. No entanto, após alguns dias, ela vai se sentir vulnerável e com saudades. Como diz o ditad "é preciso perder para aprender a dar valor".

Confira algumas dicas a seguir:

  1. Acolha seus sentimentos. Fingir que está tudo bem quando não é bem assim pode ser bastante prejudicial;
  2. Redescubra-se. ...
  3. Pense e planeje seu futuro. ...
  4. Cuide de si mesmo. ...
  5. Permita-se. ...
  6. Conte com o apoio de amigos e familiares. ...
  7. Se necessário, conte com apoio profissional.

A dor da separação é mais intensa quando ainda existem sentimentos pelo ex-parceiro. Alguns casamentos não acabam porque o amor chega ao fim, mas por questões de incompatibilidade de crenças e estilos de vida. Até mesmo quando ocorre uma traição ou quebra da confiança, as pessoas sofrem com o término do casamento.

A opção está nas mãos do que deixou, que passa dias, semanas, meses, anos remoendo, enquanto o que foi deixado, por falta de opção, já superou. Definitivamente, quem deixa sofre mais.

Depois de seis semanas a maioria das pessoas começa a se adaptar à vida sem o antigo namorado, mas pode demorar até três meses para voltar ao normal, diz Durvasula. "Pode ser muito mais rápido", diz ela. Se tudo falhar e você ainda sentir que está na mesma rotina, pode ser hora de considerar a terapia.

30 dias

Em geral, a síndrome do coração partido dura de sete a 30 dias, tem evolução benigna e prognóstico favorável, já que não deixa marcas permanentes no coração. Raros são os casos em que a doença pode levar o paciente a óbito.

Alguns homens dizem que nunca choram. Na verdade, eles escondem as lágrimas e não choram na frente dos outros. Isso também faz com que eles se sintam melhor. Os homens muitas vezes tentam trabalhar com a dor de um coração partido substituindo-a com algo físico, como por exemplo sacos de pancada ou videogame violento.

O luto tem 5 fases: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. É muito importante conhecer cada uma delas, para que você entenda a melhor forma de amenizar as dores e os impulsos que podem surgir por conta do término.

Para um relacionamento mais longo: ao menos 60 dias. Se o rompimento foi tumultuado: por volta de 90 dias. Para o término de uma relação tóxica: tempo indeterminado. Para tentar reatar o relacionamento: uma ou duas semanas.

Se o seu ex-namorado mantém contato frequente com você, isso pode indicar que ele sente falta sua falta e não consegue passar muito tempo longe. Isso inclui o início, por parte dele, de conversas sem razão aparente, a não ser para dizer "oi", seja por e-mail, mensagens, redes sociais ou telefonemas.

A regra do contato zero é um período de tempo onde você não falará com seu ex. Isto significa que não haverá nenhum tipo de comunicação: você não o verá pessoalmente, não terá troca de mensagens, ligações, e-mails ou mensagens nas redes sociais.

O fim de um relacionamento, como muitos já devem ter vivenciado, é um momento bastante difícil. É comum que a separação traga uma dor que vai além da emocional. Muitas pessoas relatam, nesse momento, sensações físicas como falta de ar, dores no peito, alterações no apetite, no peso, no sono, entre outras.

Quanto tempo dura? Depende. Para cada pessoa pode durar um tempo, mas, sem manipulação de energia, terapias e conscientização, o término pode durar até metade do tempo que durou a relação, ou seja, em uma relação que durou um ano, o tempo para superá-la pode chegar a seis meses.

Os principais sinais que indicam que uma pessoa ainda gosta da outra são:

  1. Sempre ligar e querer a opinião do ex parceiro;
  2. Não se relacionar com outra pessoa;
  3. Sempre ter uma desculpa para estar nos lugares que a outra frequenta;
  4. A atual namorada se parecer com a ex;
  5. Demonstração de ciúmes;
  6. Falar da ex o tempo todo.