Quem sofre primeiro no fim do relacionamento?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Enquanto as mulheres deram uma nota média de 6,84 para seu sofrimento emocional, os homens atribuíram uma nota de 6,58. Em termos de dor física experimentada após um término, as mulheres também "ganham": elas deram a nota média de 4,21 para esse tipo de sofrimento, enquanto os homens deram a nota média de 3,75.

De acordo com o pesquisador Craig Morris, da Universidade de Binghamton, isso ocorre por questões biológicas. Ele explica que, para as mulheres, é ruim namorar a pessoa errada, então por isso elas conseguem aceitar o fim de um namoro e começam a escolher outra pessoa com mais facilidade.

Depois de seis semanas a maioria das pessoas começa a se adaptar à vida sem o antigo namorado, mas pode demorar até três meses para voltar ao normal, diz Durvasula. "Pode ser muito mais rápido", diz ela. Se tudo falhar e você ainda sentir que está na mesma rotina, pode ser hora de considerar a terapia.

Depressão. Durante essa fase, a pessoa já começa a aceitar que o outro não irá mais retomar para a sua vida. Entretanto, acredita que não sairá do estado de tristeza após o término. É comum se sentir sem esperança e não acreditar em outro amor, pensar que sua vida não voltará mais a ser prazerosa.

É uma imagem clássica: um casal termina um relacionamento e, deste dia em diante, os amigos e a família só se preocupam com o que foi deixado. Tentam animar a pessoa, ligam, dão atenção, afinal de contas, esta pessoa foi deixada, terminaram com ela.

Assim, o mito de que a pessoa que termina um relacionamento não sofre, não é verdadeiro, já que o luto pela perda da relação é vivenciado por ambas as partes, e além disso, a pessoa que termina pode sentir culpa, um sentimento que em muitos casos é fonte de mal-estar para quem o sente.

Os principais sinais que indicam que uma pessoa ainda gosta da outra são:

  • Sempre ligar e querer a opinião do ex parceiro;
  • Não se relacionar com outra pessoa;
  • Sempre ter uma desculpa para estar nos lugares que a outra frequenta;
  • A atual namorada se parecer com a ex;
  • Demonstração de ciúmes;
  • Falar da ex o tempo todo.

Os homens, quando apaixonados, modificam a regulação interna dos neurotransmissores e hormônios. Há uma redução da testosterona, responsável pela libido, e aumento da ocitocina. E é aí justamente que tudo muda.

Quando o casal já não consegue conversar, seja por falta de tempo ou porque tudo vira motivo de discussão, a comunicação se torna impossível e a separação pode ser uma questão de tempo.

3. Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade. Então, quando tudo é motivo para brigas, ao passo que vocês se tratam de maneira grosseira ou com desprezo, viverem jogando farpas um para o outro, bem como não tendo mais nada legal para falar sobre o relacionamento, só existe uma solução: se divorciar.

Para um relacionamento mais longo: ao menos 60 dias. Se o rompimento foi tumultuado: por volta de 90 dias. Para o término de uma relação tóxica: tempo indeterminado. Para tentar reatar o relacionamento: uma ou duas semanas.

Não é tarefa fácil e a dor é proporcional à intensidade e ao tempo da relação. Basta compreender: quanto mais tempo juntos, maior o vínculo e trocas energéticas estabelecidas entre o casal. Quando há intimidade, o parceiro compartilha seus medos, sonhos, fraquezas e se coloca vulnerável ao outro.

A única ordem que diz respeito ao divórcio está baseada em Deuteronômio 24.1-4, em que a mulher que se divorciou pela segunda vez (ou caso seu segundo marido tenha falecido) não pode retornar para o primeiro marido. Deus concedeu a possibilidade do divórcio para causa da “dureza de coração” das pessoas.

A regra do contato zero é um período de tempo onde você não falará com seu ex. Isto significa que não haverá nenhum tipo de comunicação: você não o verá pessoalmente, não terá troca de mensagens, ligações, e-mails ou mensagens nas redes sociais.

Muitas pessoas relatam, nesse momento, sensações físicas como falta de ar, dores no peito, alterações no apetite, no peso, no sono, entre outras. Estes sentimentos surgem pois, diante do rompimento, o indivíduo sofre um luto, reagindo à perda do objeto de amor.

O luto tem 5 fases: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. É muito importante conhecer cada uma delas, para que você entenda a melhor forma de amenizar as dores e os impulsos que podem surgir por conta do término.

Confira algumas dicas a seguir:

  1. Acolha seus sentimentos. Fingir que está tudo bem quando não é bem assim pode ser bastante prejudicial;
  2. Redescubra-se. ...
  3. Pense e planeje seu futuro. ...
  4. Cuide de si mesmo. ...
  5. Permita-se. ...
  6. Conte com o apoio de amigos e familiares. ...
  7. Se necessário, conte com apoio profissional.

Ela se arrepende quando se dá conta que perdeu e vai sentir sua falta. Geralmente, essa pessoa que terminou se mostra por cima, toda segura e sem abalos. No entanto, após alguns dias, ela vai se sentir vulnerável e com saudades. Como diz o ditad "é preciso perder para aprender a dar valor".

Utilize o instinto dele a seu favor
Nesse caso, o que você tem que fazer é despertar o interesse dele para que ele tente conquistar você e não o contrário. Deixe ele pensar que pode te perder e isso fará com que ele corra atrás de você novamente".

Após ter se afastado, geralmente um homem leva cerca de uma semana para lhe procurar novamente. No entanto, esse número não é uma regra e vai variar em cada caso. Antônio explica que se é por conta de um homem que só quer curtir a vida e não está nem aí para você, provavelmente ele não volta a lhe procurar.

Afinal, quando o homem está interessado?

  1. Ele gosta de estar perto de você e está sempre sorrindo. Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. ...
  2. O tempo livre dele é seu. ...
  3. Ele quer falar com você, mesmo sem ter o que dizer. ...
  4. Ele arruma tempo para estar com você ...
  5. Ele toca você quando vocês conversam.