Quem tem 30 anos é de qual geração?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Hoje, pela primeira vez na história, temos cinco gerações convivendo entre si no ambiente de trabalho: Geração Tradicional (também chamada de Silenciosa, abrange as pessoas acima de 65 anos), Baby Boomers (50 a 64 anos), Geração X (35 a 49 anos), Geração Y (21 a 34 anos, também conhecidos como Millennials) e Geração Z ...

Porque os jovens de hoje são millennials! E o que é que isso implica? Que crescem mais tarde e que aos 20 anos ainda se encontram numa fase de “gestação emocional”. Assim, a maturidade dos jovens de 30 anos atuais correspondem à maturidade que os pais já tinham adquirido aos 20.

Millennials é um termo usado para designar a geração posterior à X. As pessoas que nasceram entre 1981 a 1995 são consideradas Millennials.

A expressão reflete o comportamento de uma nova geração do sexo feminino, em função da mudança de costumes, do ingresso da mulher no mercado de trabalho, da conquista de diretos iguais aos homens e da busca de autonomia e independência.

Alterações hormonais. Quando se chega aos 30 anos, o corpo começa a produzir menos hormônios. O estrógeno, uma substância que controla o ciclo menstrual, se reduz nessa idade, e isso causa a diminuição da libido e o aumento de peso. Para regular os hormônios, é necessário adotar treinos de alta intensidade na rotina.

A geração alpha engloba aqueles que nasceram a partir do ano de 2010 e ainda nascerão até 2025.

Definições amplamente citadas no site do Pew Research Center descrevem os millennials como aqueles nascidos entre 1981 e 1996. Outros pesquisadores têm apresentado teorias de que os millennials nasceram no final da década de 1970 e até o início dos anos 2000.

Geração Z é o conjunto de crianças que nasceram na primeira década do século XXI, imersas na tecnologia digital e com novos hábitos em relação às gerações anteriores. A geração Z é composta por quem nasceu na primeira década do século XXI.

Os homens começam lentamente a sentir as mudanças físicas: o corpo se torna mais lento e mais pesado, com dificuldades em perder peso como antes; os cabelos começam a embranquecer ou cair; uma partida de futebol os deixam inutilizados por dias; o fígado já não se recupera magicamente depois de uma noite de bebedeira.

“São consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade.” - Aos adolescentes com idade entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos aplica-se o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13).

A geração Alfa abrange as pessoas nascidas a partir de 2010, ou seja, que cresceram em um mundo totalmente digital.

Embora os termos para as gerações mudem com base na geografia, é comum nos países ocidentais falar de tradicionalistas, baby boomers, geração X, geração Y, geração do milênio e (embora o nome seja contestado) geração Z ou geração 2020.

Os Baby Boomers são os nascidos entre 1945 e 1964. O termo, em inglês, se refere ao boom demográfico ocorrido nos Estados Unidos durante esse período.

O termo crise de meia-idade foi criado pelo médico canadense Elliott Jaques, para se referir a pessoas que se sentem perdidas ao ver que a suposta “fase da juventude chegou ao fim”, o que, normalmente, ocorre por volta dos 40 ou 60 anos. “Ou seja, trata-se de um sentimento que mistura frustração, insegurança e medo.

O termo foi inventando em meados dos anos 80, quando a jornalista Regina Lemos lançou o livro "Quarenta: a idade da Loba". A ideia era descobrir como as mulheres que tinham vivido a revolução sexual estavam encarando as transformações físicas e emocionais da meia-idade.