Quem tem câncer pode comer cereal?

Perguntado por: apereira9 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Estudos científicos demonstram a relação de evitar certos tipos de câncer com uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes e cereais, com a proporção adequada de fibras, proteínas e carboidratos.

O milho é fonte de muito nutrientes e são muito indicados para pacientes. Ele possui zinco, vitaminas E e B3, magnésio, potássio, entre outros. É um alimento muito benéfico, tanto para quem está em tratamento quanto para todos nós.

Para a dieta dos pacientes, a nutricionista indica alimentos saudáveis, que estimulem o paladar e o apetite. “Para o café da manhã, uma boa opção é o ovo, composto por aminoácidos que beneficiam a síntese de proteínas e ajudam a manter a imunidade fortalecida e preservar a massa muscular.

Até o momento, não existem evidências científicas suficientes que confirmem que cortar carboidratos ajuda a “matar o tumor” em humanos. Também não é verdade que se você comer carboidratos durante o tratamento a quimioterapia não vai funcionar direito.

Evite alimentos quentes, gordurosos, fritos, muito doces, condimentados e com odores fortes. Experimente por exemplo: mingau de aveia, torradas, biscoitos integrais, bolachas cream cracker, alimentos frios, sucos de frutas, frutas, água de coco, gelatinas, sorvetes de frutas, iogurtes e raspadinha de gelo.

A gelatina faz toda a diferença no tratamento do câncer por ser considerado um alimento de fácil digestão. Além disso, a gelatina não prejudica o estômago dos pacientes em recuperação, tem fácil aceitação entre as crianças e também possui açúcar e proteínas, fornecendo as calorias necessárias para os pacientes.

Suco de gengibre, abacaxi e limão
O abacaxi e o limão são frutas cítricas ricas em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças como câncer e problemas no coração. O gengibre ajuda a melhorar a circulação e diminuir as náuseas e os enjoos causados pelo tratamento de quimioterapia.

Beber café pode ajudar pacientes com câncer? Segundo pesquisas recentes, sim. Além de render energia para o corpo, ele pode beneficiar a saúde.

Considerado um dos doces mais queridos em todo o mundo, o chocolate também pode oferecer benefícios para a saúde, especialmente para idosos com câncer em cuidados paliativos, ou seja, sem possibilidade de cura.

Se você se preocupa com câncer, incluir feijões na sua rotina alimentar pode lhe ajudar. Pesquisas mostram que feijões e outras leguminosas trabalham de muitas maneiras contra o câncer, proporcionando uma abundância de benefícios extras para a saúde.

Nessa época, também são bem comuns nos cardápios a farofa. Ela em si não representa nenhum risco, mas é preciso comer em poucas porções e observar se a receita contém muita gordura. Respeitando essas “regras”, pode consumir sem problemas, assim como a lentilha e o arroz com passas, pratos característicos das ceias.

Alimentos aliados no aumento da imunidade de pacientes com câncer

  1. 1 – Frutas cítricas. Não é nenhum segredo que as frutas cítricas são essenciais para melhorar a imunidade através da alimentação. ...
  2. 2 – Vegetais verdes. ...
  3. 3 – Tomate. ...
  4. 4 – Alho. ...
  5. 5 – Iogurte. ...
  6. 8 – Melancia. ...
  7. 9 – Grãos e leguminosas. ...
  8. 10 – Cúrcuma.

Além dos antioxidantes que previnem a doença, a fruta é muito nutritiva e calórica, ideal para pacientes em tratamento do câncer que perdem muito peso.

Durante a quimioterapia deve-se “evitar”, mas não é necessário “excluir” os alimentos ácidos. A recomendação busca prevenir o surgimento de feridas na boca (mucosite). Alguns alimentos e bebidas que entram nessa categoria: álcool, café, refrigerantes, abacaxi, morango, manteiga e queijos.

Agora, um artigo publicado na revista Gut, do The British Medical Journal, mostrou que o consumo de duas ou mais porções semanais de iogurte reduz o risco de desenvolvimento dessas formações que precedem o desenvolvimento da enfermidade.

– Raízes como inhame, cará, batata doce, cenoura, beterraba, mandioca e outras são excelentes fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico de boa qualidade que não podem faltar no nosso dia a dia. – Consumir cerca de 4 a 6 porções de frutas por dia, ricas em vitaminas e minerais antioxidantes e fibras.