Quem tem carteirinha pode pescar na piracema?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4 / 5 20 votos

Esse documento indica às autoridades responsáveis que você é um praticante de “pesque e solte”, já que a pesca predatória é proibida. Não ter a carteirinha em mãos pode acarretar na apreensão do equipamento de pesca, mesmo que pescador esteja praticando a modalidade esportiva.

Durante o período da Piracema os equipamentos permitidos para pesca em algumas regiões são: vara de pesca, linha de pesca de mão com anzol, caniço simples, carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ou artificiais.

Espécies com pesca proibida

  • Pintado.
  • Dourado.
  • Piau.
  • Piapara.
  • Curimbatá
  • Mandi.
  • Lambari.
  • Jaú

Entre as espécies protegidas no período estão bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva.

Os equipamentos permitidos durante a piracema são: linha de mão com anzol, vara, caniço simples, carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ou artificiais. Fica proibido o uso de redes e demais equipamentos que possam capturar diversas espécies, como as migradoras e em risco de extinção.

Em São Paulo, a Polícia Militar Ambiental esclareceu que as restrições à pesca na piracema 2022/2023, que abrange o período de 1º de novembro a 28 de fevereiro, são as mesmas dos anos anteriores.

LEI Nº 7.653, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1988.

1º de março

O período reservado à reprodução dos peixes, chamado de Piracema, termina na próxima segunda-feira (28), e na terça-feira de Carnaval, 1º de março, começa a temporada de pesca 2022 no Estado.

As espécies proibidas de pesca são: mandi; traíra; lambari e outros.

Está em vigor a restrição de pesca de peixes nativos nas bacias hidrográficas de todo o estado até o dia 28/2/2023, conforme prevê as portarias 154, 155 e 156, publicadas em 2011 pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

É permitido adquirir, comprar, ter em depósito (com estoque declarado ao órgão competente), transportar e vender peixes nativos (não pescados na piracema ou de criações), desde que devidamente comprovada sua origem.

A dica é pescar um dia antes da lua cheia, devido aos efeitos que a lua causa na maré e nos peixes. Se não der, opte por fazer a pesca na fase da lua cheia, porque é quando os peixes estão mais agitados e próximos da superfície.

No rio Paraná, Aporé e Paranaíba (CALHA DO RIO), o defeso para a proteção do período de Piracema iniciou-se no dia 1º de novembro e também terminará no dia 28 de fevereiro de 2022.

A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo, sendo uma importante estratégia reprodutiva. A palavra piracema vem do tupi e significa “subida do peixe”.

Informe seu estoque de pescado até 4 de novembro
No Estado de São Paulo, o período de defeso continental, nas bacias hidrográficas do rio Paraná e do Atlântico Sudeste, inicia hoje, 1º de novembro, finalizando em 28 de fevereiro de 2023.

É permitida a pesca com os seguintes petrechos: linha de mão, puçá, caniço simples, anzóis simples ou múltiplos, vara com carretilha ou molinete; espingarda de mergulho, arbalete, tridente ou similares, para pesca subaquática, sendo vedado o emprego de aparelhos de respiração artificial; e isca natural, isca artificial ...

A lua cheia emite uma grande quantidade de luz sobre a Terra e é considerada a melhor lua para pescar, já que atrai os peixes para a superfície.

Lua Cheia. É considerada por muitos pescadores a melhor Lua para a prática da pesca esportiva. A grande luminosidade que oferece é ideal para organizar seus itens de pesca e ir em busca dos peixes. Na Lua cheia, os animais estão na superfície e seu metabolismo aumenta, deixando-os mais agitados e facilitando a captura.

Lua Cheia - com maior luminosidade e muito mais intensidade, essa fase é considerada pelos pescadores como a melhor para as pescarias.

De acordo com a lei federal de proteção do meio ambiente é proibido, durante a Piracema, a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia.

A licença para pesca amadora é conhecida pela sigla MPA e é válida por um ano. Assim que o pescador conseguir ser um licenciado, ele pode pescar em qualquer lugar do país em que o esporte seja permitido. Para quem costuma pescar com frequência, isso é muito útil.