Quem tem Crea é engenheiro?

Perguntado por: ilopes7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Somente após o registro no Conselho Regional de Engenharia é que se torna Engenheiro e estará no legítimo exercício da profissão. De tal modo, para exercer a profissão de engenheiro regulamentada, é obrigatório ter registro no CREA, conforme Lei 5194/66.

Somente graduados em engenharia, reconhecidos pelo sistema CONFEA / CREA, podem utilizar este título. Ver normativas: Resolução 218, de 29 junho 1973 Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea) são entidades de fiscalização do exercício de profissões de engenharia e agronomia, em seus estados.

O CREA atesta que o engenheiro está habilitado para atuar em sua área.

Parágrafo único. As profissões inseridas no Sistema Confea/Crea são as de engenheiro, de arquiteto e urbanista, de engenheiro agrônomo, de geólogo, de geógrafo, de meteorologista, de tecnólogo e de técnico.

Essa consulta está disponível no CREANet em Consulta Pública > Atendimento > Serviços Online > Pesquisa Pública de Profissionais ou Pesquisa Pública de Empresas. Ou ainda, através do aplicativo CREA-SP (Somente profissionais).

Os profissionais registrados no CREA, principalmente os engenheiros, lidam com projetos que podem colocar em risco a segurança das pessoas. Por essa razão, é muito importante haver um órgão que certifique e conceda um documento que comprove que o profissional está habilitado para desenvolver o trabalho.

para profissionais de nível superior e R$ 259,70 para profissionais de nível médio. II - em cota única com desconto de 5% (cinco por cento) sobre valor integral definido para o exercício, com vencimento em 28 de fevereiro de 2021, no valor de R$ 548,25?

A resposta é não.

As instituições de ensino (IES) são responsáveis pela formação e não pela concessão de títulos profissionais. Por isso que após formado você é um Bacharel em Engenharia e não possui o título profissional de Engenheiro (a).

São Doutores acadêmicos, advogados, médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, engenheiros, enfim, profissionais liberais; também o é qualquer outro que possua uma condição financeira superior à média nacional, todos ostentando o concorrido e almejado título de Doutor, enraizado ao tupiniquismo sócio-cultural ...

Somente após o registro no Conselho Regional de Engenharia é que se torna Engenheiro e estará no legítimo exercício da profissão. De tal modo, para exercer a profissão de engenheiro regulamentada, é obrigatório ter registro no CREA, conforme Lei 5194/66.

Assim, o Crea-SP fiscaliza, controla , orienta e aprimora o exercício e as atividades profissionais da Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitarista, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Engenharia Hídrica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia ...

O pagamento da anuidade CREA é condição para o regular exercício daqueles profissionais nas áreas da engenharia, agronomia e geociências. Saiba+! Todo início de ano, os brasileiros precisam se preocupar com um montante considerável de contas. Dentre elas, a anuidade do Conselho referente à sua profissão.

A Carteira de Identidade Profissional é um documento de identificação fornecido aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea e é válido como identidade em todo o Território Nacional.

O que é ART? Instituída pela Lei nº 6.496/77, a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

Certificado para Engenharia Mecânica | Tirar o CREA
Por isso, engenheiros mecânicos, bem como outros engenheiros, agrônomos, tecnólogos e profissionais de formação técnica voltada às áreas cobertas pelo conselho precisam tirar o CREA para atuar de forma legal.

Técnicos não têm direito ao CREA.

Quando chamar um engenheiro
O engenheiro é o profissional com visão mais técnica dos processos e resultados de uma obra. Para cálculos, construções e estruturas esse profissional é mais indicado e pode executar projetos e obras, dentro de suas áreas de atuação, como hidráulica, elétrica e civil.