Quem tem diabete pode comer fruta de palma?

Perguntado por: ipimenta6 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Além disso, a palma tem um valor hipoglicemiante, o que pode ser um auxiliar no caso de diabetes.

Frutas que o diabético deve evitar

  • Ameixa em calda enlatada;
  • Frutas secas;
  • Banana;
  • Jaca;
  • Pinha;
  • Caqui;
  • Tamarindo.

Frutas, verduras e legumes; Grãos integrais (arroz, farinha, macarrão, pão), aveia e quinoa; Laticínios com menos gordura: iogurte natural desnatado, leite desnatado, cottage e queijos magros; Feijões (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e soja);

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Maçãs

Maçãs: As maçãs são uma excelente fonte de fibras solúveis, especialmente a pectina. As fibras solúveis ajudam a desacelerar a absorção de glicose, o que pode evitar aumentos repentinos nos níveis de açúcar no sangue.

Itens como nozes, castanhas e amêndoas são boas opções para controlar os níveis de açúcar no sangue. As oleaginosas são fontes de fibras, gorduras boas, proteínas e contribuem com a saciedade.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.

Conheça algumas das frutas mais indicadas para diabéticos:

  • Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer. ...
  • Abacaxi: ...
  • Limão: ...
  • Morangos: ...
  • Abacate: ...
  • Pêssego:

Diabéticos podem consumir açúcar, desde que de forma consciente e moderada. Optar por açúcares mais saudáveis, como o açúcar de coco, a stevia e o eritritol, é uma excelente opção para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Carboidratos disponíveis fornecem energia para o organismo e estão presentes em refrigerantes, doces, pães com farinha refinada, batata, arroz branco, que são ricos em açúcares e/ou amido, mas elevam a glicose sanguínea logo após o seu consumo.

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal.

Segundo Angelica, os piores alimentos para quem convive com a doença são aqueles que têm alto teor de carboidratos refinados e açúcar adicionado, como pães, bolos, refrigerante e cerveja. Fizemos uma lista com a explicação da nutricionista do porquê de cada um.

O estudo indica que comer um ovo por dia, de preferência ao pequeno-almoço, diminui os índices de açúcar no sangue, impedindo que atinjam níveis perigosos para quem tem Diabetes.

Para evitar o consumo em excesso e a ingestão de substâncias pouco nutritivas, é uma boa ideia diminuir as carnes processadas das refeições: salame, linguiça, salsicha, presunto, mortadela, entre outros embutidos.

Além disso, a beterraba tem boas quantidades de fibras, cálcio, potássio, vitamina C e baixo teor de carboidratos. Essa composição ajuda na absorção mais lenta desse açúcar, permitindo que ele seja um alimento saudável e nutritivo, inclusive para pessoas com diabetes.

CUIDADO COM A QUANTIDADE!
O consumo da bolacha de água e sal pelo diabético está longe de ser proibido! Mas vale ponderar se essa é a melhor escolha. É mais fácil, por exemplo, se perder na contagem de bolachas consumidas quando pegamos um pacote e vamos comendo aos poucos.

O açúcar contido nas frutas é a frutose, dentre eles os que mais possuem frutose é a manga, caqui, uva e banana. Bastante atenção aos excessos de frutose. A dica inteligente é parar de beber suco de frutas e aumentar a ingesta de água. Após isso feito, evite as frutas mais açucaradas citadas acima!

Os alimentos que ajudam a sugar o açúcar no sangue são aqueles ricos em fibras, gorduras boas e proteínas. Esses nutrientes reduzem a absorção de carboidratos refinados, doces e açúcares pelo organismo, melhorando os níveis de glicose e aumentando a resistência à insulina.

Brócolis

1 - Brócolis
O suco de brócolis tem efeito antidiabético, pois ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina, reduzindo, consequentemente, o excesso de açúcar no sangue, além dos marcadores de estresse oxidativo.

Insulina e o glucagon
Cada uma destas ilhotas é formada por dois tipos de células, as células beta, que produzem a insulina, e as células alfa, que produzem o glucagon. A insulina permite que os diversos tecidos do corpo absorvam a glicose do sangue, levando, portanto, a uma diminuição da glicemia.