Quem tem diabetes sente muito sono?

Perguntado por: oalegria . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

De acordo com Laura Castro, fundadora e psicóloga da healthtech referência no combate à insônia, o diabetes e o sono estão diretamente ligados, isso porque a hiperglicemia, alto nível de açúcar no sangue, tem como um dos seus efeitos a sensação de cansaço excessivo, que pode se associar a muita sonolência.

Sintomas de glicose baixa
Dor de cabeça, sensação de sono, fome, alterações de humor, são sintomas iniciais de glicose baixa. Com a redução dos níveis de glicose para faixas abaixo de 60mg/dL, os sintomas se agravam e podem causar desmaios, convulsões, coma e até a morte.

Dormir regularmente menos do que 7 horas pode dificultar o controle do diabetes, pois um encurtamento do sono pode: – Aumentar a resistência à insulina.

Normalmente o paciente sente uma tontura do tipo sensação de cabeça leve, e sensação de flutuação. o quadro também pode vir acompanhado de zumbido, diminuição da audição, pressão nos ouvidos, irritabilidade e falta de concentração.

Glicose acima de 200 é perigoso? Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.

Quais são os sinais e sintomas da diabetes?

  • Sede anormal e boca seca.
  • Urinar frequentemente.
  • Urinar na cama.
  • Perda de energia e fadiga extrema.
  • Fome constante.
  • Perda de peso repentina.
  • Visão desfocada.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

É possível que o sono excessivo esteja relacionado com problemas de saúde, como a anemia, fibromialgia, rinite, alterações na tireoide e doenças cardíacas. Entretanto, também existem as chamadas doenças do sono, que causam o mesmo sintoma, são elas a narcolepsia, apnéia do sono e hipersonia idiopática.

A sonolência diurna excessiva é definida como a dificuldade em permanecer acordado ou alerta, ou um desejo exacerbado de dormir durante o dia. A principal característica é que o sono ocorre de maneira não intencional e em horários inadequados quase diariamente por pelo menos três meses.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

Sim! Há entendimento da diabetes e aposentadoria como cobertura do segurado do INSS contra doença ou invalidez. Em casos de saúde agravados, desenvolvidos em decorrência da doença, pode-se solicitar ao INSS o afastamento temporário ou definitivo com cobertura do Sistema de Seguridade Social.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

Pouco açúcar no sangue causa enjoo e dor de cabeça
“Tremores, tontura, sudorese, sensação de fome e enjoos, irritabilidade ou mau humor, ansiedade e dor de cabeça são sintomas comuns”, cita a profissional.

A fome e o cansaço acontecem porque, com o diabetes, a insulina não é suficiente para transformar açúcar em energia, então os alimentos consumidos não conseguem disponibilizar a quantidade suficiente para as funções do dia. E estes dois sintomas também têm ligação direta com a dor de cabeça, intensificando-a.