Quem tem doença autoimune pode tomar a vacina da Covid?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Pacientes com doenças reumáticas autoimunes que já tiveram Covid-19 podem estar protegidos com uma única dose de CoronaVac, sugere estudo - Instituto Butantan.

Pessoas com baixa imunidade, consideradas imunossuprimidas, apresentam enfraquecimento do sistema imunológico, seja por algumas doenças, por uso de medicamentos ou pela realização de procedimentos médicos. Por isso, são mais vulneráveis a infecções que podem se tornar graves.

Pacientes com doenças reumáticas autoimunes estão no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19.

Isso significa que, pessoas protegidas pela vacina podem testar negativo no exame. As vacinas contra COVID-19 têm como alvo a produção de anticorpos contra a proteína S do SARS-CoV-2.

Se o seu filho testou positivo para a Covid-19, ele deve esperar 30 dias para tomar a vacina. Você deve contar os 30 dias a partir dos primeiros sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, dor de garganta, diarreia, vômito, nariz escorrendo, entre outros.

Mas aí vieram as explicações, doença auto-imune, rara, sem cura e normalmente a expectativa de vida é de apenas 15 anos.

Conheça 7 doenças autoimunes

  1. Lúpus. O lúpus é uma doença autoimune que pode afetar diferentes tecidos do corpo, desde a pele até o cérebro, e, portanto, precisa ser cuidado de perto para que não evolua para casos mais graves. ...
  2. Psoríase. ...
  3. Espondilite Anquilosante. ...
  4. Vitiligo. ...
  5. Artrite reumatóide. ...
  6. Doença celíaca. ...
  7. Doença de Crohn.

Por fim, destaca a publicação, também a colite e a doença de Crohn são responsáveis por mudanças de peso, sendo a perda a situação mais comum, uma vez que ambas as doenças (embora afetem partes distintas do corpo) causam diarreia, dor de barriga e perda de peso.

Existe exame para medir a imunossupressão? De acordo com a Drª. Ekaterini análises como o hemograma completo, contagem de linfócitos e dosagem de anticorpos auxiliam a identificar o grau de comprometimento do sistema imunológico.

Existem mais de 100 doenças autoimunes e elas podem atingir articulações, pele, pulmões, rins, sistema nervoso, entre outros órgãos.

Desse modo, percebemos que a vacina da Pfizer é segura em pacientes com doenças reumáticas autoimunes e não se associou com reativação da doença de base. Além disso, ela é eficaz na produção de IgG contra a proteína spike na grande maioria dos pacientes; no entanto, a medicação em uso pode impactar nessa positividade.

Sim pode. O Lupus é uma doença de autoagressão imunológica mas não que dizer que leve a deficiência imune e então o sistema imune vai responder normalmente as vacinas.

Apesar de ser um termo amplo, o reumatismo é utilizado popularmente como se fosse sinônimo de uma doença como a artrose ou artrite (inflamação de uma articulação), sendo que há um número grande de outras doenças que podem acarretar uma artrite, desde problemas imunológicos a infecções.

A Anvisa esclarece que pessoas já vacinadas contra a Covid-19, mas que apresentem sintomas da doença, devem passar por um exame de diagnóstico a pedido de um médico, que deve estar sempre atento ao quadro clínico apresentado pelo paciente.

O teste de anticorpos IgG e IgM serve para mostrar se uma pessoa esteve em contato com o vírus Sars-Cov-2. Além de avaliar a resposta imune do paciente, a sorologia para o coronavírus também contribui para o mapeamento da circulação do vírus e, consequentemente, para estimar o nível de exposição da população.

O teste de anticorpos é uma maneira de responder à pergunta "Eu já tive COVID-19?". Você pode estar se perguntando se aquela doença que teve no início do ano foi COVID-19. Talvez você tenha viajado e depois descobriu que esteve em local foco da doença.

Uma pessoa com o esquema vacinal completo, ou seja, que tomou as duas doses conforme a recomendação do fabricante (com intervalo de 21 a 28 dias no caso da CoronaVac, vacina do Butantan e da biofarmacêutica chinesa Sinovac) ainda pode pegar Covid-19 e transmiti-la a outras pessoas.