Quem tem enxaqueca pode tomar dipirona?

Perguntado por: wpimenta . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A alta concentração de dipirona monoidratada garante a eficiência no alívio de dores de cabeça, incluindo a enxaqueca.

No caso de uma enxaqueca posso fazer o uso da dipirona? Pode fazer uso sim, mas aconselho procurar um médico, para investigação do PORQUÊ estar apresentando enxaqueca. Dessa forma, atuando na base do problema, você terá uma melhora significativa e até previnirá a recidiva.

A dipirona também começa a fazer efeito com 30 minutos após a administração oral, atingindo a maior concentração plasmática em duas horas e efeito no manejo da dor com duração entre quatro a seis horas. O analgésico é o medicamento mais usado para o combate da dor de cabeça em seus diversos subtipos.

Isso porque há casos em que a dor de cabeça pode se intensificar com o uso de remédios e também outros em que a dor de cabeça é só mais um sintoma de alguma doença, portanto, o uso do remédio não será tão efetivo para o quadro.

Coloque gelo na região dolorida e beba bastante água; Faça refeições moderadas, evitando a ingestão de alimentos desencadeantes; Descanse, mas não prolongue seu sono para além do horário habitual; Faça da atividade física uma rotina, porém, evite exercícios em dias muito quentes.

Dor de cabeça que não passa pode ser cefaleia crônica diária
Cerca de 35% a 40% dos pacientes que buscam tratamento médico sofrem de dor de cabeça constante. O diagnóstico mais frequente é o de cefaleia crônica diária, que é uma evolução da enxaqueca grave somada às características da dor de cabeça tensional.

O uso do comprimido de dipirona é inadequado para crianças abaixo de 15 anos de idade. Em crianças menores de 3 meses ou pesando menos de 5 kg, na gravidez e na lactação o uso de dipirona deve ser evitado.

Ambas as medicações são analgésicas. Se não há contraindicação para o uso de uma ou outra, a dipirona mostrou-se, em alguns estudos, mais eficiente para dor que o paracetamol.

Os analgésicos e os anti-inflamatórios não esteroides são medicações que amenizam o sofrimento. Podem ser citados como exemplos o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno, o naproxeno sódico, além de remédios associados à cafeína, cuja função é aumentar a velocidade do efeito.

Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores. Elas podem ser agravadas pela atividade física, luz, sons ou odores. Os médicos baseiam o diagnóstico em sintomas típicos.

O Analgésico Dorflex Uno 1g Enxaqueca é utilizado para o tratamento de enxaquecas e dores de cabeça. O medicamento oferece alta concentração de dipirona monoidratada, que potencializa o alívio dos sintomas.

A neurologista Thais Villa, chefe do Setor de Investigação e Tratamento das Cefaleias da Unifesp, diz que o tipo de analgésico consumido varia conforme a classe social, mas confirma: a “febre” Dorflex existe. “Remédios combinados tendem a ser os preferidos porque são mais eficazes do que a dipirona pura”, diz.

Cada comprimido revestido contém

Cloridrato de naratriptana*2,8 mg
Excipiente1 comprimido revestido

Anti-inflamatórios não-hormonais (AINEs): diversos AINEs têm eficácia demonstrada para abortar crises de enxaqueca. Ou seja, não tem um que seja ideal. Você pode prescrever aspirina (AAS) 1g, ibuprofeno 400 a 600mg, naproxeno 500 a 750mg, diclofenaco 50 a 100mg, cetoprofeno 100mg, entre outros.

Como a enxaqueca tem um tempo de duração definido, entre quatro horas a três dias, geralmente o tratamento se resume a controlar os sintomas. Mas, quando se conhece o que desencadeia as crises, existe um controle maior e enxaquecas são prevenidas com medicamentos.

6 dicas valiosas para quem sofre com Enxaqueca

  1. Tenha um diário da dor. ...
  2. Faça exercícios físicos. ...
  3. Evite a automedicação. ...
  4. Evite alguns alimentos. ...
  5. Não fume. ...
  6. Relaxe.