Quem tem escoliose tem direito ao INSS?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

As crianças com escoliose idiopática podem ter direito ao benefício BPC-LOAS caso preencham os requisitos estabelecidos, como baixa renda, incapacidade permanente, tratamento médico com laudos e exames que comprovem a necessidade do benefício, e impacto negativo no aprendizado ou desenvolvimento.

ESCOLIOSE IDIOPÁTICA COM ÂNGULO DE 55º NA REGIÃO LOMBAR E 48º NA COLUNA TORÁXICA (CID 10 M41. 2). RELATÓRIOS MÉDICOS COMPROVAM A DEFICIÊNCIA FÍSICA DA IMPETRANTE. ROL EXEMPLIFICATIVO DO DECRETO QUE REGULAMENTO A DEFICIÊNCIA.

Diagnóstico. Um médico pode diagnosticar a escoliose com um exame de diagnóstico como uma radiografia, radiografia da coluna vertebral, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (IRM) da coluna vertebral. A curvatura da coluna vertebral, em seguida, é medida e expressa em termos de graus.

Na maioria dos casos, a coluna gira ou torce, além de curvar de um lado para o outro. Com isso, as costelas ou os músculos de um lado do corpo da pessoa se projetam mais do que os do outro lado. Em casos leves, quem tem escoliose pode trabalhar normalmente e ir à academia.

Sim. Na maioria dos casos, a escoliose não atrapalha nas atividades de trabalho. Como tratar escoliose? O tratamento depende do grau, ou seja, da gravidade da curva.

Os sintomas causados pela escoliose são sintomas muito semelhantes aos das dores na coluna vertebral, lombalgias, como dor e queimação. O tratamento da fisioterapia, RPG e o Método Mckenzie são os mais indicados.

Caso você possua alguma doença ou lesão na coluna, para que consiga a aposentadoria por invalidez, você precisará preencher os seguintes requisitos:

  1. Ter carência de 12 meses no INSS;
  2. Ter qualidade de segurado;
  3. Comprovar a incapacidade total e permanente para o trabalho.

2. Quais doenças na coluna dão direito à aposentadoria por invalidez?

  • Hérnia de disco;
  • Osteofitose;
  • Protusão discal;
  • Discopatia degenerativa;
  • Cervicalgia;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Escoliose.

Segurada com escoliose congênita tem direito á Aposentadoria da Pessoa com Deficiência.

Uma curva de escoliose leve é definida como uma curva que mede entre 10 e 20 graus. Uma curva de escoliose moderada mede entre 20 e 40 graus. Uma curva de escoliose severa mede mais de 40 graus.

ultrapassar 20º (vinte) graus Cobb.

A escoliose acima de 40 graus é considerada severa e está indicada a correção cirúrgica. Alguns tipos de escolioses, como a congênita e a neuromuscular, não respondem a nenhum tratamento, sendo tratadas precocemente com cirurgia.

Consequências es escoliose na coluna
A curvatura anormal da coluna com escoliose pode prejudicar diversos órgãos do corpo, pois força as vértebras a realizarem uma rotação. Se a escoliose ocorre no tórax, por exemplo, a rotação pode resultar em protuberância da costela no lado oposto da curva.

A longo prazo, no entanto, a escoliose pode piorar em casos de osteoporose com fraturas vertebrais, sobrecarga excessiva da coluna vertebral, fraqueza da musculatura do tronco, desgastes dos discos intervertebrais e vícios posturais.

“Quem tem escoliose de baixo grau, principalmente, e dependendo do tipo, pode ter uma vida normal, fazendo qualquer tipo de atividade. Praticamente não há contra indicação para prática de atividade física”, afirma o médico.

A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de “C” ou “S”, que pode causar problemas ao paciente.

CID M41 é o código para descrever a escoliose. Trata-se dos casos de desvio lateral da coluna vertebral, formando uma trajetória em S ou C.

Quem possui escoliose não pode praticar exercícios físicos
Entretanto, é importante que evitem modalidades que causem impactos fortes na coluna.