Quem tem gordura no fígado pode tomar chá de hibisco?

Perguntado por: opadilha6 . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Melhora a saúde do fígado: O Chá de hibisco é capaz de aumentar as enzimas desintoxicantes e ajuda na diminuição dos danos ao fígado. Um estudo mostrou que o consumo do chá de hibisco melhorou a esteatose hepática, doença causada pelo acúmulo de gordura no fígado, que pode levar a insuficiência renal.

A flor é contraindicada para pessoas que tenham pressão baixa, pois pode causar tontura, fraqueza e sonolência. Recomenda-se sempre buscar orientação médica antes de começar a tomar o chá, pois somente um profissional da área da saúde tem qualificação para indicar o consumo seguro de hibisco.

"Por ter ação diurética, o consumo em excesso pode fazer com que a pessoa elimine muito eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo composto principalmente por cálcio, potássio, sódio e magnésio. Logo a falta dessas substâncias pode levar à desidratação", afirma a Dra. Carolina Borges.

Pode causar mal-estar: Deve-se ter cautela com o efeito diurético proporcionado pelo consumo de chá de hibisco. A diurese em demasia leva à desidratação, perda de eletrólitos no organismo, como potássio e sódio, acarretando em alterações na contração muscular, tontura, sensação de fraqueza e até desmaio.

Modo de preparo
Ferva 200 ml de água, retire do fogo e inclua o hibisco e a canela. Tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 15 minutos. Em seguida, coloque o suco de limão, misture e pronto.

Além dos tipos de chá para gordura no fígado, também existem chás que fazem mal ao fígado.
...
Então se você tem algum tipo de problema no fígado, é melhor evitar consumir em excesso os seguintes chás:

  • Chá de alcachofra.
  • Chá de eucalipto.
  • Chá de hortelã-pimenta.
  • Chá de boldo-do-chile.
  • Chá de sálvia.

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.

Pessoas que estão preocupadas com seu nível de gordura no fígado devem se restringir de alimentos ricos em composições gordurosas, como embutidos, enlatados, frituras e doces.

Quando a água estiver fervendo, coloque o hibisco e em seguida desligue o fogo. Abafe a mistura por alguns minutos. Depois coe e leve à geladeira. As propriedades medicinais do chá são mantidas por até 24 horas.

Para emagrecer tomando chá de hibisco é recomendado tomar 2 xícaras do chá diariamente, depois principais refeições, por até 12 semanas.

O chá de hibisco possui ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, além de efeito cardioprotetor e vasodilatador, devido a presença de flavonoides e ácidos orgânicos, que ajudam a aumentar os níveis plasmáticos da lipoproteína de alta densidade (HDL-C) e diminuir concentração plasmática da lipoproteína de baixa ...

Diminuição da pressão arterial
Justamente por ter esse efeito diurético, o chá de hibisco estimula o funcionamento dos rins e contribui para a eliminação dos líquidos acumulados. Com isso, ocorre uma redução no volume de sangue e, em consequência, a diminuição da pressão arterial.

Por ser isento de cafeína ele pode, inclusive, ser tomado à noite, pois não afeta o sono", explica Tamara sobre os benefícios do chá de hibisco.

Em relação a quantidade, é preciso consumir apenas um copo de 200 ml de chá de hibisco por dia, ou algumas vezes na semana. Lembrando que para cada copo deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca (uma colher de chá).