Quem tem labirintite acelera o coração?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

“Uma vez comprometido com a enfermidade, o labirinto provoca alterações no equilíbrio originando diversos sintomas como tonturas (que podem ser rotatórias e correspondem às mais frequentes), zumbidos, náuseas, vômitos, surdez, sudorese, palidez e taquicardia (mais comuns em pessoas acima dos 40 anos)”, diz o ...

Tonturas e desmaios
Tonturas, desmaios e até uma síncope são sintomas comuns de doenças cardiovasculares. Eles acontecem nas situações em que há diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro.

A labirintite ocorre em razão de uma inflamação do labirinto, que se localiza no nosso ouvido interno. A labirintite apresenta diversas causas. A orelha, comumente chamada de ouvido, é o órgão responsável pela audição e também pelo equilíbrio do nosso corpo.

Em determinados casos, podem apresentar confusão mental, fraqueza, pressão baixa e dor no peito. Porém, muitas vezes, as arritmias cardíacas não provocam sintomas, sendo uma doença silenciosa e, por isso, perigosa. Em casos mais graves pode ocorrer parada cardíaca, levando à morte súbita.

“Dependendo da pessoa, a labirintite pode levar a quedas, perda da consciência, restrição de atividades, redução da qualidade de vida. Há casos em que uma crise aguda de vertigem pode estar relacionada a um derrame ou AVC, aí sim é grave, mas isso não é o mais frequente”, explica.

O exame otoneurológico é uma avaliação complementar para ao diagnóstico de labirintopatias, popularmente conhecidas como “labirintite”.

Os sintomas de uma crise de labirintite emocional são semelhantes aos de uma labirintite comum, sendo os principais:

  • Náuseas e tonturas;
  • Zumbido constante no ouvido;
  • Dificuldade para ouvir ou perda momentânea da audição;
  • Sensação de ouvido entupido;
  • Desequilíbrio.

Coração acelerado: o que pode ser? A sensação de pulso forte e acelerado, geralmente, não vem sozinha. O sintoma costuma ser acompanhado de palpitações, fraquezas, falta de ar, dores no peito, tonturas e desmaios. Em repouso, considera-se como normal ter entre 60 a 100 batidas por minuto.

Qual a sensação de palpitação no peito? A palpitação surge como uma pulsação forte ou batedeira no peito. Ela aparece de repente, causando a sensação de que o coração vai sair pela boca. Geralmente, não é percebida como uma dor e, sim, como um desconforto que vem da percepção dos batimentos acelerados (taquicardia).

O diagnóstico é realizado por exames como o raio x, eletrocardiograma, ecocardiograma ou ressonância magnética para avaliar o funcionamento do coração.

Quais são os sintomas da labirintite?

  1. tontura e vertigem;
  2. náusea;
  3. perda de audição;
  4. zumbido no ouvido;
  5. desequilíbrio;
  6. sensação de estar caindo;
  7. vômito;
  8. transpiração excessiva.

Os remédios mais usados para o tratamento de labirintite são: Betaserc. Clopam. Cinarizina.

Labirintite é o nome popular para os transtornos do labirinto. Ou seja, uma estrutura óssea interna localizada no canal do ouvido composto pela cóclea (imprescindível para a audição), pelo vestíbulo e pelos canais semicirculares (importantes para a manutenção do equilíbrio).

Uma frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e perigo de morte.

Entre os recursos mais utilizados, destacam-se o eletrocardiograma, que mede atividade elétrica do coração, o ecocardiograma, um tipo de ultra-sonografia que pode identificar doenças cardíacas que estejam causando a arritmia, o teste de esforço, que investiga a saúde das coronárias e o comportamento do ritmo cardíaco ...

O ritmo normal para um adulto em repouso pode variar de 60 a 100 batimentos por minuto. No entanto, caso esteja acima de 100, isso dirá que está mais acelerado do que o normal. É muito importante estar atento à sua saúde cardíaca.

Durante uma atividade física, sentir o coração acelerado é uma reação normal do corpo, mas se isso acontece quando o indivíduo está em repouso, principalmente durante o sono, é preciso que essa reação seja investigada e avaliada quanto ao seu nível de gravidade.

Normalmente, isso ocorre relacionado a situações como exercícios físicos, ansiedade ou outras emoções, como alegrias. Mas esse sintoma também pode estar associado a uma doença cardiovascular conhecida como arritmia, que eleva a frequência cardíaca por causa de anomalias no ritmo cardíaco.

Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta. Em algumas situações, como durante exercícios físicos de alta intensidade, estes batimentos podem atingir até mesmo 180 bpm.

Saiba agora quais são as atividades físicas mais indicadas para quem sofre com a labirintite.

  • Caminhada. A caminhada ao ar livre é recomendada especialmente para aqueles que são mais sedentários. ...
  • Pilates. ...
  • Reabilitação vestibular.