Quem tem o Espírito Santo fala em línguas?

Perguntado por: lpaz . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Há também ocorrências no livro de Atos em que as pessoas que foram batizados com o Espírito Santo falou em línguas ao mesmo tempo. Isto ocorreu principalmente no dia de Pentecostes, quando o batismo do Espírito Santo foi dado pela primeira vez, embora também ocorreu em outras ocasiões (ver Atos 1 e Atos 19: 5-7).

Falar em línguas é definido como orar no Espírito, e devemos orar tanto para o Espírito (em línguas) como para a compreensão (na sua língua natural). (1 Coríntios 14:14-15). “Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.” (Judas 1:20).

Primeiro, a presença do Espírito Santo é uma realidade na vida de todo aquele que crê. Somos selados pelo Espírito na conversão. Ele passa a fazer parte de nós e nós parte dele quando nos entregamos a Cristo.

Labaxúria não tem tradução, é uma palavra dita em reuniões pentecostais, pelas pessoas que sentem o "poder de Deus" durante um culto religioso. Além de Labaxúria, as pessoas podem, ou não, falar outras palavras, consideradas como "língua dos anjos". Normalmente dita em reuniões evangélicas.

O "dom de falar em línguas" é um dom espiritual. Significa falar com palavras ou numa língua que não se sabe, a fim de edificar tanto a si mesmo e aos outros. Jesus predisse de falar em línguas: "E estes sinais seguirão aqueles que crêem … falarão novas línguas." Marcos 16:17.

Na verdade, Ele nos transmite uma sensação de paz. Depois daquele dia, dei-me conta de outras ocasiões em que senti o Espírito Santo. Quando meu pai deu uma bênção a minha mãe, fechei os olhos e tentei ficar bem reverente. Aí senti de novo aquela mesma sensação de calor.

O Espírito Santo o ajuda a reconhecer e entender a verdade. Ele lhe dá força espiritual e inspiração. Ele o conforta nos momentos difíceis e o guia em suas decisões. Você pode sentir o amor e a influência de Deus em seu dia-a-dia por meio do Espírito Santo.

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens.

Uma tradução do texto seria: “Pois quem fala em língua [como dom], deve falar apenas dos mistérios de Deus ao entendimento dos homens e isto pelo Espírito”. “Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios” (1 Coríntios 14:2).

O falar em línguas é uma espécie de profecia. Dessa forma, é Deus quem fala ao Seu povo. Ele fala, porque quer que Seus filhos O compreendam. Então, ao mesmo tempo que Deus suscita a profecia ou o falar em línguas, concede também, a alguém ali presente, o dom de a interpretar.

O Espírito Santo realmente fala conosco, mas aprender a reconhecer Seus sussurros requer prática. Aqui estão algumas atividades para ajudá-lo a reconhecer Sua voz e confiar nela.

Voce precisa entender o que a Biblia diz do Espirito Santo como o SELO, O PENHOR, O FOGO, A AGUA, O VENTO, A POMBA E O OLEO.

OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

1. Proceder à decantação, à filtragem de. 2. Transvasar um líquido para o separar das suas impurezas.