Quem tem pólipo a barriga fica inchada?

Perguntado por: evasconcelos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

O pólipo não provoca distensão abdominal.

Sintomas dos pólipos uterinos
A dor pode ser comparada com a de uma cólica menstrual comum e o nível de dor tende a ser maior de acordo com o tamanho e localização dos pólipos. Outros sintomas são sangramentos após relações sexuais, corrimento com mau odor edificuldade para engravidar.

A presença de pólipo uterino pode ser causa de sangramento uterino anormal e infertilidade. Além disso, existe uma pequena possibilidade de malignização (transformação em câncer) do pólipo.

Os pólipos endometriais não devem, no entanto, ser confundidos com os miomas, tumores benignos que se desenvolvem durante a idade reprodutiva da mulher.

A maioria dos pólipos cervicais é assintomática. Os pólipos endocervicais podem sangrar entre as menstruações ou após relações sexuais, ou infectar-se, causando corrimento vaginal purulento (leucorreia).

Mudança de hábito intestinal, que pode ser diarreia ou prisão de ventre; Presença de sangue nas fezes, que pode ser visto a olho nu ou detectado num exame de sangue oculto nas fezes; Dor ou desconforto abdominal, como gases e cólicas intestinais.

Os pólipos são perigosos? A maioria não é perigosa. Estes são benignos, o que significa que não são cânceres. Entretanto, alguns tipos de pólipos, com o passar do tempo, podem transformar-se em malignos (câncer).

Quando o câncer se desenvolve, as células da parede do útero podem desfazer-se produzindo corrimentos abundantes; Dores constantes no abdômen ou na região pélvica, principalmente nas idas ao banheiro ou em relações sexuais; Dores contínuas no corpo, principalmente nas pernas, quadris ou costas.

A histeroscopia é um exame ginecológico de imagem feito com o objetivo de ver o interior do útero e canal endocervical, sendo essencial para o diagnóstico de lesões, pólipos, miomas e/ou aderências. O processo se assemelha a uma endoscopia quanto aos aparelhos utilizados.

Alimentos que devem ser evitados
Para evitar que os pólipos intestinais fiquem inflamados ou cresçam, não se deve comer alimentos ricos em gorduras saturadas, como frituras, bolos, salgadinhos, comidas congeladas ou industrializadas como, molhos, caldos, fastfood, embutidos e queijos amarelos.

Também chamados Pólipos de retenção ou inflamatórios, correspondem a aproximadamente 90% dos Pólipos colônicos em crianças. Sua apresentação mais comum é com sangramento intestinal baixo e dor abdominal. O sangramento causado geralmente é vermelho, indicando sua localização distal.

Pessoas que já têm pólipos intestinais ou que querem prevenir o seu aparecimento devem ingerir alimentos ricos em vitaminas A, C e E, como cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre, brócolis, vegetais folhosos verdes escuros, germe de trigo, girassol, soja, ovo, abacate, frutas cítricas (laranja, limão), morango, kiwi, ...

Pólipos maiores que 1 cm são mais perigosos. Já pólipos com menos de 0,5 cm possuem baixo potencial de transformação maligna. Presença de mais de 4 pólipos adenomatosos.

A abordagem cirúrgica também depende das particularidades do caso, mas em geral utiliza-se a técnica de histeroscopia. A cirurgia de pólipo uterino é realizada com anestesia local ou raqui.

A cirurgia de pólipos uterinos, também conhecida como polipectomia, é um procedimento relativamente simples, realizado através de uma histeroscopia cirúrgica, com duração de cerca de uma hora, e deve ser feita em ambiente hospitalar, com anestesia (em alguns casos, pode ser realizada em consultório).

Qual o tempo de repouso depois da retirada do pólipo? Não existe nenhum tempo de repouso. Nada impede da paciente sair de uma cirurgia de pólipo que ela fez de manhã e a noite ir para uma festa familiar.