Quem tem pressa come quente ditado?

Perguntado por: ddorneles3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Essa expressão popular significa que as coisas devem ser feitas com calma para ficarem boas. Se do contrário, forem feitas com pressa, elas ficarão imperfeitas. Esse ditado está relacionado com outro muito popular: “Apressado come cru e quente.”.

É quando uma pessoa não espera a comida ficar pronta e vai logo botanto o seu prato.

“Quem espera sempre alcança” / “Quem tem pressa come cru”
Os dois ditados, com mesmo sentido, indicam que, seja no planejamento das contas ou nos investimentos, a pressa atrapalha. Manter a calma, quando se trata de dinheiro, pode significar melhores resultados e menos dores de cabeça no futuro.

Para esta pessoa dizemos que o apressado come cru. Ou seja, quem tem muita pressa, não espera até que algo esteja pronto para ser melhor desfrutado ou aproveitado.

“Quem tem boca vai a Roma.”
Neste caso, o erro é, na verdade, o acerto. Apesar de muitas pessoas concordarem que o correto é “Quem tem boca vaia Roma!”, fazendo referência a vaiar a cidade sede do império romano, especialistas afirmam que não é bem assim.

Quem disso usa disso cuida, segundo minha avó (e essa expressão surgiu na sua "época"), significa que se você tem determinadas atitudes, acredita que outros também as tem, mais ou menos assim, você mente muito (ex.), acha que as pessoas à sua volta também o fazem.

Na realidade deste ditado é bem antigo é e na verdade seus pronuncia era: Quem tem boca, VAIA Roma.

A expressão “Quem tem boca vai a Roma” quer dizer que, perguntando, é possível ir a qualquer lugar do mundo. Porém, a expressão está equivocada, já que a forma original desse ditado é: “Quem tem boca vaia Roma”, no sentido de vaiar os deslizes cometidos pelos imperadores romanos na antiguidade.

  • cavalo dado não se olham os dentes.
  • em terra de cego quem ten 1 olho é rei.
  • quem não chora não mama.
  • boca fechada não entra mosca.
  • mais ve um pássaro na mao que dois. voando.
  • santo de casa não faz milagre.

3. Quem pariu mateus que balance. Expressão que vem de 'quem pariu mantém e embale', que expressa a necessidade de compromisso dos responsáveis por seus filhos.

Ditado recortado, auto-ditado, ditado em cruzadinhas, ditado de fatos (operações matemáticas), ditado colorido, ditado legal...

1. Dizer em voz alta para que outro escreva. 2. [Figurado] Inspirar, sugerir.

O famoso “oxênte” pode ser tomado como exemplo. Pode se dizer que a expressão deve ser originária de um “olha, gente!” e vem sendo contraído até hoje.

AMARRADO = Qualidade do pão duro; mesquinho; avarento; pirangueiro. ALPERCATA = Sandália de couro. APERRIAR = O mesmo que amolar, perturbar, desviar a atenção, encher o saco. ARENGAR = Tirar a atenção, pertubar.

O único que fala essa expressão corretamente é o Saci Pererê, que tem uma única perna, e diz: Perna, pra que te quero. É lógico que essa expressão, tão popularmente incrustada no falar do brasileiro, não pode ser modificada: cristalizou-se “pernas, pra que te quero” e é assim que vai ficar.

Significado de quem não chora não mama: Se você não pedir, ninguém vai te dar.

Ditados populares antigos, como “Deus ajuda a quem cedo madruga”, são altamente propagados na sociedade e reforçam esta visão.

Significado: Você deve se virar como puder, com os recursos que tem, para alcançar seus objetivos. Origem: A expressão correta seria “Quem não tem cão, caça como gato”. Isto é, caça astutamente, sorrateiramente, escondendo-se como faz um felino. Significado: Quem sabe se comunicar vai a qualquer lugar.

Expressão que indica que é responsabilidade dos pais os atos de seus filhos.

“Quem tem boca vai a Roma”, todos nós , várias vezes na vida escutamos esse famoso ditado. O ditado popular quer dizer que, quem procura acha, quem deseja alcança os seus objetivos.

Ditados populares
Quem não chora não mama. Em boca fechada não entra mosca. Mais vale um pássaro na mão, que dois voando. Santo de casa não faz milagre.