Quem tem problema de ácido úrico pode comer banana?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A maioria das frutas não altera os níveis de ácido úrico no sangue, como a melancia, a tangerina, a laranja, a maçã, o ananás, os morangos, entre outras. Mas algumas frutas mais doces (como os figos, as bananas, as uvas, os pêssegos) podem causar hiperuricemia.

As cenouras têm efeito alcalinizante, o que significa que ajuda a retirar purinas e cristais das articulações. Na hora de comer, ela é bem-vinda seja na refeição - crua ou cozida - ou até mesmo em sucos – combinando com outros ingredientes como beterraba ou laranja, por exemplo.

Cabrito, carneiro, miúdos em geral (fígado, coração, língua e miolo), frutos do mar (camarão, mexilhão, siri, caranguejo), embutidos (linguiça, salsicha, calabresa, mortadela, presunto gordo, salame). Todas, especialmente cerveja (mesmo sem álcool).

Conheça 6 sucos deliciosos e benéficos para auxiliar no controle do ácido úrico.

  • Suco de Limão com Pepino. ...
  • Suco de Cereja com Gengibre. ...
  • Suco de Abacaxi com Aipo. ...
  • Suco de Maçã com Cenoura. ...
  • Suco de Espinafre com Limão. ...
  • Suco de Melancia com Canela.

Quem tem ácido úrico alto pode comer ovos? Os ovos podem ser consumidos por quem tem ácido úrico elevado. No entanto a ingestão desse alimento deve ser moderada, o que equivale em média a 2 ovos no almoço ou no jantar, por exemplo.

Não há problemas emcomer arroz, feijão e uma porção moderada de frango. As crise de gota são causadas por variação do ácido úrico que podem ser preciptadas por grande consumo de álcool, grande quantidade de carne, miúdos e mariscos.

Chá de salsinha. Esse chá, além de diurético, ajuda na eliminação do ácido úrico, sendo bom para quem sofre de gota ou reumatismo. Para fazê-lo, ferva 25 gramas de salsinha com 1 copo de água. Após esfriar, adicione 1/4 de limão e coe para poder tomar.

Na verdade, o tomate é um alimento saudável e nutritivo que pode ser consumido com segurança na maioria das dietas, incluindo aquelas para pessoas com níveis elevados de ácido úrico.

Em geral, os níveis de AU no sangue precisam estar abaixo de 6,8 mg/dl para que ele fique totalmente diluído. Quanto mais acima desse limite o ácido úrico sanguíneo estiver, maior é o risco dele formar cristais de urato* e precipitar nas articulações (explicarei esse mecanismo com mais detalhes mais à frente).

A vitamina C no limão também ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico. Para isso, basta espremer a metade ou um limão em 1 copo de água por dia e bebê-lo.

Os pacientes sob maior risco são aqueles com pH da urina persistentemente abaixo de 5.5 e uma excreção urinária de ácido úrico maior que 1100 mg por dia (o valor normal é menos que 800 mg/dia). Um valor assim tão elevado de ácido úrico na urina só costuma ocorrer nos pacientes com hiperuricemia acima de 9,0 mg/dl.

Cenoura – Mais uma verdura que não pode faltar na dieta de quem precisa mandar embora o ácido do organismo. As cenouras têm efeito alcalinizante, o que significa que ajuda a retirar purinas e cristais das articulações.

Alimentos PERMITIDOS
Chá ou café, sucos, manteiga, pão, cereais (refinados ou grão integral), macarrão, sagu, queijos de todas as espécies, frutas, gelatina, leite, açúcar e doces vegetais, legumes crus ou cozidos, ovos, verduras.

Sumo de limão O sumo de limão está entre aqueles conhecidos por neutralizar o ácido úrico. Isto garante que o ácido úrico é removido do corpo. A vitamina C no limão também ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico. Para isso, basta espremer a metade ou um limão em 1 copo de água por dia e bebê-lo.