Quem tem problema nos rins pode comer Ora-pro-nóbis?

Perguntado por: eguedes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Existem poucos estudos a respeito do consumo de ora-pro-nóbis por pessoas com doença renal crônica, e não há relatos de pessoas que adquiriram uma doença renal por causa do consumo de ora-pro-nóbis.

Um exemplo são os produtos ricos em potássio, que pode ser danoso para pacientes renais crônicos. Geralmente eles são encontrados na banana, abacate, mamão, melão e uvas, além de grãos como feijão, ervilha e grão de bico, frutas secas e oleaginosas, chocolates e cafés.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Não foram encontrados efeitos colaterais com o uso dessa planta, não havendo, portanto, contraindicações. Contudo, é recomendado consumir a planta com moderação.

Pesquisadores veem evidências de que o consumo da hortaliça reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol, assim como tornam o sangue menos propenso a formar coágulos. A ora-pro-nóbis tem efeito depurativo, ou seja, efeito de “limpar o organismo”.

Planta tem propriedades detox, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Assim como todas as plantas medicinais, a ora-pro-nóbis possui propriedades terapêuticas muito importantes: funciona como agente detox, auxiliando na limpeza do organismo (ou seja, ajuda a eliminar toxinas) e também atua como anti-inflamatório natural.

Também possui alto teor de fibras alimentar que auxilia no processo digestivo e intestinal. linhagem de células de câncer de fígado, próstata, mama e de cólon, assim Ora pro nobis pode ser coadjuvante no tratamento e prevenção de canceres.

  • Ora-pro-nóbis: conheça os benefícios da planta. Fonte de muitos nutrientes, essa planta nativa e abundante no território brasileiro se popularizou como alimento recentemente. ...
  • Rica fonte de proteínas. ...
  • Melhora o sistema digestivo. ...
  • Ajuda a emagrecer. ...
  • Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. ...
  • Evita a anemia. ...
  • Saiba mais.

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

Além da carne animal e dos laticínios, o consumo de frutas como o abacate e a banana e legumes como a batata doce e a beterraba, por exemplo, também devem ser evitados por conter níveis mais altos de potássio.

Aipo. É rico em água e possui propriedades diuréticas. Além disso, contribui para o aumento da produção de urina e na limpeza dos rins.

Não há uma quantidade específica recomendada para consumo de ora-pro-nóbis. Contudo, apenas 100 gramas da planta são suficientes para garantir as necessidades diárias de ferro, zinco e manganês na dieta de um adulto.

A Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Mill.) é uma hortaliça não convencional cujas folhas são comestíveis e ricas em cálcio (Ca) e o ferro (Fe), elementos importantes na dieta humana.

Ingerir 1 cápsula, 2 vezes ao dia, antes das principais refeições.