Quem tem sinusite pode tomar Acetilcisteína?

Perguntado por: udias . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Este medicamento é indicado para o tratamento da congestão nasal causada por rinites (agudas e subagudas) alérgicas e vasomotoras, rinites crônicas, principalmente com secreção mucosa mucopurulenta e/ou presença de formações mucocrostosas e para o tratamento de sinusites (agudas e crônicas).

Como tomar o xarope Acetilcisteína? Acetilcisteína deve ser administrada somente por via oral e não deve ser diluída. Para crianças com 2 a 4 anos, o indicado é tomar uma dose de 5ml de duas a três vezes ao dia. Acima dos 4 anos, a dose pode ser de 5ml de três a quatro vezes ao dia, ou a critério médico.

Os eventos adversos mais frequentemente associados com a administração oral de acetilcisteína são gastrointestinais. Reações de hipersensibilidade incluindo choque anafilático, reação anafilática/anafilactóide, broncoespasmo, angioedema, rash e prurido tem sido reportados com menor frequência.

A acetilcisteína modifica as características da secreção respiratória (muco) reduzindo sua consistência e elasticidade, tornando-a mais fluida ou mais liquefeita, o que facilita a sua eliminação das vias respiratórias.

O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).

Quando a sinusite se espalha para o cérebro, pode até causar abscesso cerebral ou meningite. A inflamação do globo chega a provocar a perda da visão;, observa. Além da rinite alérgica, exames detectaram um desvio de septo em Keilliany.

A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

O tratamento de sinusite crônica costuma ser feito com medicamentos anti-inflamatórios (corticosteroides),para uso tópico intranasal, oral ou injetável. Eles podem ser indicados para o controle dos sintomas, assim como no pré-operatório e na manutenção pós-operatória.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? A acetilcisteína é contraindicada para pacientes alérgicos a acetilcisteína e/ou demais componentes de suas formulações.

É contraindicado para pacientes alérgicos a acetilcisteína e/ou demais componentes de suas formulações. Não deve ser administrado a pacientes com úlcera gastroduodenal. - Gravidez Categoria de risco B: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.

Acetilcisteína não deve ser administrada concomitantemente com fármacos antitussígenos, pois a redução do reflexo da tosse pode levar ao acúmulo de secreções brônquicas. A administração concomitante de nitroglicerina e acetilcisteína tem mostrado hipotensão significante e aumento da dilatação da artéria temporal.

Corticosteroides: Os corticosteroides são frequentemente prescritos para aliviar a inflamação associada à sinusite. Eles podem ser administrados como um spray nasal ou como um comprimido. Os corticosteroides mais comuns incluem fluticasona, mometasona e prednisona.

A acetilcisteína pode reduzir o risco de doenças cardíacas, reduzindo o dano oxidativo aos tecidos do coração. Também foi demonstrado que aumenta a produção de óxido nítrico, que ajuda a dilatar as veias e melhorar o fluxo sanguíneo.

Seu efeito fluidificante se manifesta após 3 a 4 horas do início do tratamento. A acetilcisteína reduz a viscosidade das secreções mucosas, em processos catarrais e gripais, facilitando a expulsão destas secreções. Tratamento antídoto: somente em casos de intoxicação acidental ou voluntária por paracetamol.

O que a acetilcisteína faz e para que serve? A acetilcisteína ou N-acetilcisteína age como expectorante. Ou seja, diminui a viscosidade da secreção pulmonar e facilita a sua remoção pela tosse.

Acetilcisteína granulados 600 mg ao dia, deve ser tomado 1 vez ao dia, de preferência à noite. A duração do tratamento é de 5 a 10 dias, não desaparecendo os sintomas procure um médico.