Quem tem varicocele é infértil?

Perguntado por: jteixeira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Ainda que não seja uma condição muito conhecida, a varicocele é uma das principais causas de infertilidade masculina, além de ser responsável por outros incômodos, inclusive dolorosos, que afetam a qualidade de vida dos homens portadores.

Em um estudo com 373 homens submetidos à correção da varicocele, 59,2% dos homens passaram a ter indicação de gravidez em casa após a cirurgia. Então respondendo à pergunta do post: sim, na maioria dos casos é possível engravidar naturalmente.

As causas da infertilidade estão relacionadas ao aumento da temperatura nos testículos. Explica-se: as veias saudáveis são capazes de resfriar o sangue da bolsa escrotal, na temperatura adequada à produção dos espermatozoides, entre 1,5°C e 2°C mais baixa que a temperatura do nosso corpo.

Em homens que possuem varicocele bilateral, a embolização permite o tratamento simultâneo no mesmo procedimento. A embolização é tão eficiente ou mais se comparado à cirurgia, proporcionando o aumento do número e da qualidade dos espermatozóides. Não demanda incisões na área escrotal.

São solicitados exames como a ultrassonografia transvaginal, que avalia a cavidade uterina. Caso o resultado apresente alguma alteração, o especialista pode pedir exames complementares que vão ajudá-lo a responder à pergunta “como saber se sou infértil”.

Exames para diagnosticar a infertilidade masculina

  • volume da ejaculação com menos de 2,0 ml;
  • concentração de espermatozoides inferior a 20 milhões por ml;
  • contagem total de espermatozoides menor que 40 milhões;
  • motilidade dos espermatozoides abaixo de 50%;
  • morfologia espermática com formas normais inferiores a 30%.

A detecção da varicocele é bastante visual. É possível que o paciente perceba uma dilatação ou uma tortuosidade nas veias do saco escrotal, que podem formar estruturas parecidas com “cachos de uva” na bolsa escrotal.

Considerado padrão ouro no tratamento da varicocele, a microcirurgia pode custar até R$10 mil, na iniciativa privada. Pelo SUS, o procedimento é totalmente gratuito.

A varicocele pode ser corrigida com o procedimento cirúrgico chamado varicocelectomia, técnica que obstrui as veias doentes e restabelece a circulação sanguínea da região testicular, com o redirecionamento da circulação sanguínea para veias saudáveis, a fim de normalizar a produção dos gametas, restaurando a ...

Esse quadro pode desencadear na atrofia dos túbulos seminíferos, resultando na diminuição e maior flacidez na região escrotal atingida. Acometendo cerca de 10% da população, esse quadro é responsável por aproximadamente 40% dos casos de infertilidade masculina.

Obesidade, sedentarismo, infecção testicular por doenças sexualmente transmissíveis, infecção do testículo por vírus (o vírus mais famoso por gerar infertilidade é o da caxumba), tabagismo e o uso de drogas como maconha, cocaína e crack também estão implicados.

O espermograma do paciente com varicocele pode, como já foi dito, ser normal. No entanto, quando há infertilidade, a concentração está reduzida, e ocorre igualmente piora na qualidade dos espermatozoides (redução da motilidade e da morfologia).

O tratamento para varicocele geralmente só é recomendado quando o homem apresenta sintomas. Assim, se existir dor ou inchaço exagerado, o urologista pode indicar a ingestão de remédios analgésicos, como Dipirona ou Ibuprofeno, e o uso de suspensórios testiculares.

Sim, porque o tratamento não está sendo feito de forma adequada: tem que ser tratada as varizes para depois conseguir o tratamento estético dos vasinhos.

Quando há sintomas, o mais comum é a dor testicular e uma sensação de peso na bolsa escrotal, que piora em pé e alivia ao deitar (leia: Dor nos testículos – Principais causas). Isso faz todo o sentido, já que, quando deitamos, o sangue não precisa vencer a gravidade para voltar ao coração, facilitando sua drenagem.

O que é infertilidade masculina? Infertilidade masculina, também chamada de fator masculino da infertilidade conjugal, é uma doença caracterizada pela impossibilidade de engravidar a parceira após 12 meses de suspensão do método contraceptivo usado pelo casal.

Ângela Almeida Lima – Contagem/MG – Quem tem varicocele pode fazer exercícios físicos? William Carlos Nahas – Pode. No entanto, a força despendida na prática do exercício aumenta a pressão dentro do abdômen e, consequentemente, a dilatação das veias testiculares.

Diferentemente das mulheres, que produzem óvulo só uma vez por mês e já tem uma quantidade limitada de ovulação, o homem é capaz de produzir esperma todos os dias. Dessa forma, o homem não possui intervalos de dias em que é mais fértil do que em outros, pois sua fertilidade não segue o relógio do ciclo menstrual.