Quem toma chumbinho sobrevive?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

O número de mortes representa o dobro do mesmo período no ano passado. O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) alerta que o produto não é eficaz para controle de roedores e é perigoso para seres humanos, podendo causar óbito em poucas horas.

Se o cachorro ou gato ingerir Chumbinho, a primeira coisa a ser feita é uma lavagem estomacal, usando sulfato de atropina para tentar inibir os sinais provocados pelo aldicarb. Também é recomendado uma soroterapia para tentar eliminar o veneno rapidamente.

As evidências de estudos clínicos, ocupacionais e com a população em geral sugerem que o chumbo afeta o sistema cardiovascular em humanos, produzindo lesões cardíacas, anormalidades eletrocardiográficas e aumentos na pressão sangüínea em níveis excessivos de exposição.

Mas com um pouco de insistência, é possível comprar a substância proibida com facilidade, ao custo de R$ 20. O vendedor ainda alerta sobre o perigo de usar o chumbinho.

O chumbinho causa danos aos sistemas nervoso, respiratório, cardiovascular e digestivo. Após a ingestão, os batimentos cardíacos diminuem e o paciente sente dor abdominal, distúrbios neurológicos e dificuldade de respirar. A contaminação pode ocorrer após respiração ou contato com a pele.

Alguns venenos causam sintomas numa questão de segundos, ao passo que outros somente o fazem várias horas, dias ou mesmo anos depois.

Dor, sensação de queimação na boca, garganta ou estomago. Sonolência, confusão mental, torpor ou outras alterações de consciência. Náuseas e vômitos. Diarréia.

O tratamento é de suporte com atropina para aliviar o broncoespasmo e a broncorreia e administração de cloreto de pralidoxima (2-PAM) para aliviar os sintomas neuromusculares.

O leite é uma substância de pH neutro, bem mais alto que o pH do estômago. Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção.

Receitas caseiras para cortar o efeito do veneno

  • Dar ovo batido cru ao animal;
  • Dar gema de ovo crua;
  • Dar clara de ovo crua batida;
  • Leite gelado;
  • Oferecer quiabo cozido somente em água;
  • Cozinhar o quiabo e dar somente a baba do quiabo;
  • E dizem que quando o animal está babando ou tendo febre, pode-se dar Dipirona.

Muitos inseticidas podem causar intoxicações depois de ingeridos, inalados ou absorvidos pela pele. Os sintomas podem incluir olhos lacrimejantes, tosse, problemas cardíacos e dificuldades de respiração.

lado esquerdo

"O coração fica localizado no mediastino, essa região que fica entre os pulmões. Pra você ter uma ideia, o nosso coração que fica bem centralizado, ele fica com a ponta para o lado esquerdo. Por esse motivo que o pulmão do lado esquerdo é um pouco menor.

Apoia-se sobre o diafragma e se situa sob o esterno (osso do tórax), no interior do mediastino (linha média da cavidade torácica) e entre os dois pulmões.

Chumbo muito indicado para caça de animais de pequeno e medio porte, seu alto poder de pentração aliados a uma grande massa de energia, tornam este chumbinho altamente letal.

O modelo da marca que possuem essa característica é o modelo BARACUDA no calibre 5.5mm! Ele é extremamente duro, sendo 20% mais duro do que chumbinhos semelhantes. Ele é um chumbo pesado e extremante preciso, especialmente para maiores distâncias.

A Anvisa reitera que comprar ou vender chumbinho constitui crime. Denúncias podem ser feitas para a ouvidoria ou para a Gerência Geral de Toxicologia do órgão, pelos e-mails ouvidoria@anvisa.gov.br ou toxicologia@anvisa.gov.br.

espirradeira

A planta 'espirradeira' lidera o ranking das venenosas junto com a 'comigo-ninguém-pode'. Comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e à morte.

aldicarb

O aldicarb (Temik®), um agente anticolinesterásico carbamato vulgarmente conhecido como “chumbinho”, é considerado um dos praguicidas mais tóxicos disponíveis comercialmente.

Agrotóxicos carbofurano e terbufós são componentes do "chumbinho", utilizado ilegalmente como raticida. Produto muito vendido de maneira ilegal para matar ratos em várias cidades, o “chumbinho” está em muitos dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

Indivíduos intoxicados tendem a apresentar constrição das pupilas, falta de ar, hipotermia, lacrimejamento, salivação, além de micção e defecação intensas. Os músculos da face se contraem, há manifestação de tremores, fraqueza e, depois, paralisia.

“Quando há suspeita de que a morte foi causada por envenenamento, por exemplo, os peritos procuram vestígios dessa substância. Para isso, realizam exames em amostras de sangue, urina e em órgãos humanos, até encontrar as respostas”, explica.