Quem toma PROLIA?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Nos pacientes com câncer de próstata, Prolia reduz a incidência de fraturas vertebrais. Osteoporose em homens. Osteoporose associada à terapia sistêmica com glicocorticoides recém iniciada ou sustentada, tanto em homens quanto em mulheres sob risco aumentado de fratura.

Recomenda-se o uso de PROLIA em injeção subcutânea única de 60 mg administrada 1 vez a cada 6 meses.

Hoje, traremos uma novidade sobre o assunto. A Food and Drug Administration (FDA) aprovou um novo medicamento para osteoporose, o romosozumab (nome comercial Evenness). O medicamento restaura o osso sem reabsorvê-lo, segundo os resultados de dois grandes ensaios clínicos.

Durante o tratamento, estes doentes devem evitar, se possível, procedimentos dentários invasivos. Devem manter-se boas práticas de higiene oral durante o tratamento com Prolia.

Denosumabe 60 mg (60mg/ml).

R$ 860,76.

O que é preciso para ter acesso ao medicamento Prolia (Denosumabe) pelo SUS? Um dos critérios para ter acesso a um medicamento como o Prolia (denosumabe) pelo SUS é o registro do produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Você também deve tomar suplementos de cálcio e de vitamina D enquanto estiver em tratamento com Prolia.

Poderão ocorrer raramente reações alérgicas em pacientes recebendo Prolia. Os sintomas incluem inchaço da face, lábios, língua, garganta ou outras partes do corpo; erupção na pele, coceira ou urticária na pele, chiado ou dificuldade em respirar.

“A vitamina D exerce papel essencial na manutenção da fisiologia óssea e, portanto, na prevenção e tratamento da osteoporose. Ela age regulando a concentração de cálcio e fósforo em nosso organismo e age aumentando a absorção desses sais minerais no intestino”, afirma o especialista.

Já que a osteoporose não tem cura, o que é possível fazer?

  1. Reforçar o consumo de cálcio. Como sabemos, o nutriente mais importante para a saúde dos ossos é o cálcio. ...
  2. Manter bons níveis de vitamina D. ...
  3. Uso de medicamentos. ...
  4. Atividades físicas.

Quando a osteoporose é grave? É considerada grave quando a densidade óssea está muito baixa e o risco de fraturas é elevado. O risco de fraturas é avaliado por meio de exames de densitometria óssea e outros fatores de risco, como idade, sexo, histórico familiar, entre outros.

Os autores concluíram que o risco para BRONJ em pacientes com osteoporose fica reduzido se os implantes forem rapidamente inseridos depois que os dentes são extraídos. Eles também observaram que pacientes com osteoporose tomando bifosfonatos devem evitar cirurgia oral eletiva.

Denosumab é um anticorpo (IgG2) monoclonal humano que tem por alvo o RANKL, ao qual se liga com elevada afinidade e especificidade, prevenindo a ativação do seu receptor, RANK, na superfície de precursores dos osteoclastos e nos osteoclastos.

Pacientes com esses tipos de enfermidade, devidamente controlada, não tem problema algum em receber implante dentário. O que muita gente não sabe é que pelo fato de ter osteoporose ou diabetes, pensam que não é possível ter um belo sorri de volta. E é possível sim (desde que cada caso seja analisado).

Os tribunais de Justiça têm determinado a cobertura de Prolia (denosumabe) pelos planos de saúde, mediante prescrição médica, uma vez que o medicamento possui registro sanitário no país pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os melhores locais para aplicar a injeção são a parte superior das coxas e o abdômen. A área externa da parte superior dos braços também pode ser utilizada.

Recentemente, a indústria farmacêutica disponibiliza o uso de bisfosfonato injetável, chamado ácido zoledrônico. É realizado aplicação através de um frasco de soro uma vez por ano, porém apresenta indicações bem específicas.

O Ácido Zoledrônico é administrado como uma infusão na veia. Ele age ligando-se ao osso e diminuindo a taxa de reabsorção óssea. É usado para reduzir a quantidade de cálcio no sangue nos casos em que esta quantidade é muito alta devido à presença de um tumor.

Contraindicação do Prolia
Este medicamento não deve ser utilizado caso você tenha hipocalcemia (baixa quantidade de cálcio no sangue). Este medicamento não deve ser utilizado caso você apresente hipersensibilidade clinicamente significativa à denosumabe ou qualquer componente de Prolia.

Em se tratando do Componente Especializado (medicamentos de alto custo), o paciente deverá dar entrada numa solicitação através de um processo administrativo numa Base Regional de Saúde próxima ou no Núcleo Regional de Saúde (podendo a Secretaria Municipal promover o andamento).