Quem trocou a vaca por feijões mágicos?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Adaptação do clássico João e o pé de feijão, este conto narra a história da mãe que sem dinheiro para comprar comida, pediu ao filho João para vender a vaquinha, que não dava mais leite. No caminho, o menino trocou a vaca por feijões mágicos.

um pé de feijão mágico. joão colombo no pé de feijão de sua janela e usando as folhas e as vinhas como um degrau de escada ele foi escalando o pé. depois de algum tempo ele chegou a um lugar bem estranho onde tudo era gigantesco e viu um caminho cheio de flores com uma casa enorme ao.

Aqui, exploraremos a mais conhecida, de Joseph Jakobs, datada de 1890. Nessa história João e a mãe viviam às custas do leite de sua vaca, Branca-de-Leite. Em dado momento, a vaca seca e os dois ficam à mercê da miséria. A mãe então pede que João venda Branca-de-Leite na feira para conseguir algum dinheiro.

Lições como: honestidade, obediência, perseverança… Curiosamente, uma das mais famosas histórias infantis, “João e o pé de feijão”, não tem uma lição de moral direta. Para aqueles que não se lembram deste clássico publicado pela primeira vez, por Benjamin Tarbat, em 1804.

João e o Pé De Feijão é uma história infantil clássica que conta sobre João, um menino que morava com sua mãe e que um dia, precisaram vender sua vaca para conseguir se alimentar. Mas no meio do caminho, João encontra um senhor que oferece feijões mágicos em troca.

No caso de João e Maria, que foram gulosos e ambiciosos demais, a consequência é a necessidade de aprender a se controlar, parando de comer.

A meio do caminho encontrou um homem com umas longas barbas brancas e uma capa comprida. O homem perguntou a João para para onde caminhava e o rapaz explicou que ia vender a vaca. Dito isto, o homem propôs a João vender-lhe a vaca a troco de cinco feijões mágicos.

O menino avistou um grande castelo e foi até lá. Encontrou então uma senhora que, com medo do gigante que morava no lugar, escondeu o garoto na cozinha. O gigante, que até então estava dormindo, despertou e disse que sentia cheiro de criança. E ele adorava devorar crianças!

O GIGANTE COMEU O SABOROSO ALIMENTO. DEPOIS, ORDENOU A UMA GALINHA PRISIONEIRA QUE PUSESSE UM OVO DE OURO, E A UMA HARPA QUE TOCASSE UMA BELA MELODIA. ENTÃO, O GIGANTE ADORMECEU EM POUCOS MINUTOS. VENDO QUE A MULHER HAVIA SE ESQUECIDO DELE, JOÃO SAIU DO ARMÁRIO E, RAPIDAMENTE, LIBERTOU A GALINHA E TAMBÉM A HARPA.

Cultura do feijão: a origem do grão
São diversas as hipóteses que visam explicar a origem e domesticação do feijoeiro. Uma delas é que o feijão teria sido domesticado na Mesoamérica, há cerca de 7.000 a.C. E disseminado posteriormente pela América do Sul.

João pega um machado e corta o pé de feijão derrubando consigo o malvado gigante que morre na queda. O gigante que havia acordado e percebendo que seus bens haviam sido surrupiados começa uma breve perseguição, porém cai e nada mais pode fazer.

Diferente de muitos contos de fadas, a história de João e Maria não termina em tragédia, no entanto: usando de sua inteligência, as crianças traçam um plano para enganar a bruxa, que termina morta no mesmo forno em que pretendia assá-los.

Os pais, incapazes de enfrentar a realidade do mundo exterior à vida doméstica, já não podem responsabilizarem-se por eles. Às crianças lhes restam duas opções: sobreviver pelos seus próprios meios, ou seja, tornar-se adultos, ou morrer na tentativa. Este conflito sustentará a construção da história aparente.

Quando eram crianças, João (Jeremy Renner) e Maria (Gemma Arterton) foram abandonados pelos pais em meio a uma floresta. Ao avistarem uma casa inteira feita de doces, entraram no lugar e se tornaram prisioneiros de uma bruxa muito má. Ainda pequenos, conseguiram se livrar dela, que morreu queimada pelos irmãos.

Prime Video: João e o Pé de Feijão.

Um conto de fadas muito conhecido virou tema desta atividade de leitura e interpretação de texto para o 4º ano: João e o pé de feijão.