Quem usa drogas tem sentimentos?

Perguntado por: omoura4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Como as drogas acabam tomando conta de grande parte de sua vida, ele exige muito dos outros e até dele mesmo. Por isso, ele tende a acumular emoções e sentimentos em sua grande maioria negativos, o que pode o tornar ansioso.

Os dependentes químicos se agarram a um estilo de vida rígido, começam a se sentir desconfortáveis com o que não seja familiar. A dependência química implica um estilo de vida centrado na própria pessoa e a falta de flexibilidade acrescenta certo grau de bem-estar à vida do dependente químico.

As drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do sistema nervoso central, cujo órgão principal é o cérebro. Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo "desligado". Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual.

heroína

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

Desânimo e depressão
Depois de passar a excitação que a droga provoca, o dependente não volta ao seu estado normal, sentindo assim um desprazer. A pessoa fica deprimida, desanimada. Nada lhe dá ânimo, tudo parece ficar sem graça. Como só sente prazer se estiver sob a ação da droga, torna-se um usuário crônico.

Assim, os sentimentos que restam após o uso das drogas são o cansaço e a tristeza (dentre outras emoções negativas), o que gera o estado depressivo. Como o cérebro demora para voltar a liberar neurotransmissores normalmente, o indivíduo costuma permanecer deprimido por um tempo.

A relação pode sofrer fortes impactos e, com isso, matrimônios e namoros acabam sendo desmanchados por não encontrarem uma saída mais interessante. Essa dificuldade pode aparecer ainda mais intensa quando o sujeito ainda não se reconhece como um dependente químico, elevando assim os conflitos dentro de casa.

Por se tratar de uma droga psicoativa, ela atinge diretamente o cérebro, mas esse não é o único problema e estrago causado por essa droga. Ela também atinge outros órgãos no corpo, e é isso que faz da cocaína uma das drogas mais perigosas e também uma das mais atuantes no sistema nervoso.

Confira nesse post, 5 passos simples que podem ser feitos na hora do desespero, quando a pessoa chega em casa drogada.

  1. Tenha calma. ...
  2. Análise a situação de que encontra a pessoa e preste socorro. ...
  3. Ofereça água a pessoa. ...
  4. Prepare-se para o pós do uso das drogas. ...
  5. Aconselhe.

Os remédios caseiros para amenizar a ansiedade são chás de Kava-kava, valeriana, ashwagandha, erva-cidreira, camomila e lavanda. lembrando que se são complementos para amenizar a ansiedade, mas a visita ao médico é imprescindível e salva a vida do paciente.

Para isso, você precisa se colocar no lugar da pessoa, ser compassivo, compreensivo e tratá-la como gostaria de ser tratado. Julgar está fora dos seus limites, por mais difícil que seja evitar. Ser respeitoso e atencioso, por outro lado, pode fazer de você um porto seguro no processo de desintoxicação e recuperação.

Os efeitos psicológicos
Os efeitos de muitas drogas acabam tendo como alvo os centros do cérebro relacionados ao prazer e a motivação. Elas estimulam essas sensações, sendo responsáveis pelo desenvolvimento do que chamamos de “dependência psicológica”, definida por uma busca incessante por sensações prazerosas.

Seja paciente
A reabilitação é algo lento, demorado e muda muito de pessoa para pessoa. Compreenda que o dependente sofre de algo que é maior que ele, e que a força de vontade precisa ser reforçada a cada dia. Deste modo, seja paciente se a pessoa sofrer uma recaída, caso sinta medo ou até mesmo se ela tentar desistir.

As substâncias químicas têm o poder de modificar as funções do cérebro e por isso alterar comportamentos e fazer com que o organismo da pessoa se adapte. Com o consumo excessivo de drogas o nível de dopamina aumenta o que faz a pessoa sentir a necessidade de usar doses cada vez maiores, que é a chamada tolerância.