Quem viaja viaja a ou para?

Perguntado por: inascimento . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

É «viajar para São Paulo», ou é «viajar a São Paulo»? No caso do verbo viajar, é preferível utilizar a preposição para ou até – «vou viajar para São Paulo»/«vou viajar até São Paulo» –, sobretudo se pretende dizer que vai viajar para um lugar distante com a ideia de permanecer algum tempo.

No caso do verbo viajar, é preferível utilizar a preposição para ou até – «vou viajar para São Paulo»/«vou viajar até São Paulo» –, sobretudo se pretende dizer que vai viajar para um lugar distante com a ideia de permanecer algum tempo.

O termo “viagem” (com “g”) é um substantivo relacionado ao ato de viajar: Fiz uma viagem de férias inesquecível! Já a palavra “viajem” (com “j”) se refere à terceira pessoa do plural do verbo “viajar”, no presente do subjuntivo: Quero que elas viajem logo para o exterior.

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

Preposição é toda palavra variável que conecta dois ou mais termos da oração. Nessa ligação, um termo fica subordinado ao outro. Em regra, na língua portuguesa, a palavra que precisa da utilização da preposição é chamada de antecedente ou regente, já a palavra introduzida é classificada como consequente ou regida.

O verbo convidar, no sentido de solicitar a presença de alguém, chamar, convocar exige a preposição para, e não a prep. a. A preposição a será exigida pelo verbo convidar nos seguintes significados: Pedir, requerer, demandar, ordenar cortesmente.

É da forma “viagem” que deriva o verbo “viajar”, que assumiu o J porque obviamente não dava para escrever com G (porque ia ficar “viagar”). Por isso, como o infinitivo do verbo é escrito com J, todas as suas flexões também acompanham essa grafia. Espero que eles viajem em segurança.

viajar

  1. Presente. eu. viajo. viajas. viaja. viajamos. viajais. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. viajei. viajaste. viajou. viajámos. viajastes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. viajava. viajavas. viajava. viajávamos. viajáveis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. viajara. viajaras. viajara. viajáramos. viajáreis. ...
  5. Futuro. eu. viajarei. viajarás. viajará viajaremos.

Conjugação do Verbo Viajar - Conjugação de Verbos.

Neste caso “no” é indicativo de lugar (em+o) e, assim, sugere que a pessoa está “colada” no telefone. Ao telefone é a expressão apropriada, pois a preposição "a" pode indicar a ideia de aproximação. Quando falamos ao telefone, estamos próximos do aparelho e não "no" aparelho.

Erros de regência verbal
(Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.

Como a viagem a trabalho é parte do labor do empregado, nada mais justo do que a sua respectiva remuneração pelas horas trabalhadas. Faz-se necessário, portanto, o controle da jornada de trabalho do empregado que esteja em viagem.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca.

Boa viagem! Explore muito, desfrute de cada momento e viva ao máximo! Que a sua viagem especial seja também um momento de encontrar novos propósitos, novos sonhos e novas metas. Esqueça todos os problemas e dificuldades.

Em “A viagem foi maravilhosa”, a palavra viagem é classificada como um substantivo. Já em “Espero que vocês viajem com segurança”, a palavra viajem, grafada com “J”, é classificada como verbo. É exatamente essa diferença de classificação que determinará o uso “G” ou “J” na grafia desse par de palavras.

Viagem é o ato em si, o deslocamento. Já viajem se refere a ação executada por uma pessoa, é o ato de fazer uma viagem.

Usamos “a” como artigo definido feminino singular, ou seja, para especificar um substantivo feminino em determinado contexto. Já as preposições conectam uma palavra a outra, gerando sentido e estabelecendo uma relação de dependência entre elas.

Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova. – Todos os trabalhadores foram à reunião após o expediente. Quando nos referimos ao objeto indireto ou complemento nominal.

Lista de preposições
a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Preposições acidentais: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

2. A preposição “a” não deve ser utilizada após a preposição “perante”. Exemplo: Quando o resultado das provas foi divulgado, ela chorou perante a todos.

Preposições são palavras invariáveis que servem para unir termos e estabelecer entre eles diversas relações. As preposições essenciais são aquelas que, originalmente, sempre exerceram tal função gramatical. São elas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem sob, sobre, trás.