Quem voltou para agradecer a Deus?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Um dos leprosos sabia que Jesus os havia curado e voltou para agradecer-Lhe. Jesus perguntou onde estavam os outros nove. Eles não haviam voltado. Ao leproso que Lhe agradeceu, Jesus disse que sua fé o havia curado.

17 Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? 18 Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?" 19 Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou".

A passagem dos 10 leprosos carrega um significado muito forte da importância de ser grato e ter fé. No contexto cristão, a passagem nos lembra como muitos pedem a graça e benção, mas poucos se lembram de agradecer e louvar.

Abrão volta a Betel, onde ergueu o altar para Deus e o invoca novamente. Ele agradece ao Senhor por nunca tê-lo abandonado e sacrifica um animal como gesto de fé e gratidão.

A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas gratas a Deus (Abraão, Ana, Davi, Paulo...). Eles entenderam que eles eram pecadores mas Deus ainda os amava e lhes deu tudo o que tinham. E porque eles eram gratos, Deus os abençoou ainda mais. Também tem muitos casos de ingratidão.

Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

Spinalonga, a ilha grega onde leprosos eram abandonados para esperar a morte.

A lei estabelecia que, quem ficar curado desta doença, se apresente ao sacerdote. Este, depois das devidas verificações, decidia readimitíl-o na comunidade. Os dez leprosos, então, partem, e, ao longo do caminho, percebem que estão curados. Há alguma coisa de especial neste milagre: a cura não acontece imediatamente.

18 O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.

Lucas 18. Jesus conta a parábola do juiz injusto e a do fariseu e o publicano — Ele convida as crianças a se achegarem a Ele e ensina como alcançamos a vida eterna — Ele fala de Sua morte e ressurreição que se aproximam e concede visão a um homem cego.

39 Naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para uma cidade da região montanhosa da Judeia, 40 onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

Jesus perguntou onde estavam os outros nove. Eles não haviam voltado. Ao leproso que Lhe agradeceu, Jesus disse que sua fé o havia curado.

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

Evangelho Encenado - Os Dez Leprosos - Lucas 17, 11 - 19 - YouTube.

Abraão lutou contra a esperança, pois vivia de acordo com o que o Senhor lhe prometera e, por isso, foi chamado o pai da fé, porque foi além da sua limitação. Ele creu, mesmo quando não havia nenhuma esperança.

“ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

A fidelidade á Deus se resumi na busca incessante por Ele. Vendo no outro a sua essência. Foi exatamente isso que Abraão fez, deixou seu ego e suas necessidades pessoais para atender os desejos de Deus. Cumprindo de maneira honrosa todas as ordens dadas á ele.

Colossenses 2:6-7 sugere aqui que a gratidão vem de estar enraizado e edificado em Jesus. Somos fortalecidos na fé e disso vem a gratidão.

Se formos gratos a Deus em nossas circunstâncias, podemos vivenciar uma doce paz, em meio à tribulação. Mesmo na aflição, podemos elevar nosso coração em louvor. Na dor, podemos gloriar-nos na Expiação de Cristo.