São exemplos de conectivos?

Perguntado por: imoura4 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

E; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

Os Conectivos ou Elementos de coesão, são palavras associadas aos advérbios, às locuções, às preposições e, principalmente, às conjunções. Independe de sua classificação gramatical, eles são agrupados de acordo com o sentido que passam.

Os conectivos têm que aparecer no meio dos parágrafos, ou seja, conectando orações e períodos. Além disso, devem vir, também, entre os parágrafos, ou seja, logo no início, conectando-o ao anterior.

Conectivos lógicos

  • Negação.
  • Conjunção.
  • Disjunção.
  • Condicional.
  • Bicondicional.
  • Tabela de conectivos lógicos.

CONECTIVOS coordenativos são as seguintes conjunções coordenadas: ADITIVAS (adicionam, acrescentam): e, nem (e não),também, que; e as locuções: mas também, senão também, como também... Ela estuda e trabalha. ADVERSATIVAS (oposição, contraste): mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, que.

Tais recursos são representados pelos conectivos, os quais se manifestam por intermédio das preposições (a, de, para, com), conjunções (que, enquanto, embora, mas, porém, todavia) pronomes (ele, ela, sua, este, aquele, o qual), advérbios e locuções adverbiais (aqui, lá, logo, antes, dessa maneira, aos poucos) e ...

Por conseguinte, por consequência, como resultado, por causa de, por isso, em virtude de, de fato, assim, com efeito, tão (tamanho, tanto)… que, porquanto, porque, pois, uma vez que, já que, como (valor de porque), visto que, portanto, que (valor de porque), logo, de tal sorte que, haja vista, de tal forma que.

Com relação às conjunções, temos as coordenativas, que são:

  • Adição: e, nem, mas também. Julia come e brinca.
  • Adversidade (oposição): entretanto, mas, porém, contudo, todavia. ...
  • Alternância: ora... ...
  • Conclusão: Portanto, pois (após o verbo), logo. ...
  • Explicação: Porque, que, pois (antes do verbo).

Como o próprio nome sugere, servem principalmente para exemplificar ideias de maneira mais clara. Os conectivos de exemplificação são: por exemplo, como, decerto, provavelmente, por certo, quando se fala, o referido, só para ilustrar.

De modo geral, conectivos são elementos textuais que ajudam a dar sentido entre uma linha de pensamento e outra. Ou seja, funcionam como partículas para articular as ideias enquanto criam relações de causa e de consequência, explicação, tempo, conclusão, entre outras.

Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:

  1. exemplificando;
  2. por exemplo;
  3. isto é;
  4. tal como;
  5. em outras palavras.

Significado de Conectivo
[Gramática] Termo gramatical que estabelece conexão entre palavras ou partes da frase: em português as conjunções, os pronomes relativos e as preposições são conectivos. (Var.: conetivo.).

Principais conectivos de adição:
Ademais. Além disso. Outrossim. Ainda mais.

Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

Conexão causal explícita é aquela que torna evidente ao leitor as relações de causalidade instituídas entre os acontecimentos narrados por meio do uso de palavras ou expressões específicas.

Para a introdução de uma redação não significa, necessariamente, que tenhamos que utilizar conectivos de introdução. Assim, palavras que denotam tempo (hoje), causa e efeito (em virtude), finalidade (a fim de) e dúvida (possivelmente) são bons exemplos de conectivos que podem ser usados para iniciar uma redação.