São Jorge é santo protetor do que?

Perguntado por: vmendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

De acordo com o Vaticano, São Jorge segue considerado o "padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros". E é um santo que costuma ser invocado "contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas".

Jorge, que era cristão, foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos — uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano. Por esta razão, conta a história que Jorge foi decapitado no dia 23 de abril. Essa data seria lembrada depois como o dia de homenagens ao santo.

São Jorge é um dos santos mais populares do Brasil. Lembrado por ter sido um grande guerreiro, ele é associado à luta contra os males e energias negativas que acometem nossa vida, a de nossos amigos e família.

Ó, mártir São Jorge, venho a vós para que me glorifiqueis com sua bondade e tamanha benignidade, pedir que me proteja do mal da inveja, dos perigos de roubo, assalto, sequestro e de animais que podem causar algum mal a minha saúde. Obrigada, meu mártir, confio no seu discernimento quanto ao meu pedido.

São Cipriano

São Cipriano: Santo Invocado Para Afastar O Mal.

Jorge distribuiu toda a sua riqueza aos pobres e permaneceu fiel a fé cristã. O imperador mandou matá-lo no dia 23 de abril de 303. Os relatos de seu martírio contam que mesmo torturado e forçado a caminhar sobre brasas, Jorge não sentia dor e que não se importou em ser enterrado vivo.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza. Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (faça agora seu pedido). Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.

São Jorge é considerado pela Igreja Católica padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. As relíquias de São Jorge encontram-se em diversos lugares do mundo.

São Jorge é popularmente conhecido como o Santo Guerreiro. Mas nem sempre foi assim. De origem oriental, ele era considerado pelos cristãos ortodoxos (foto) um santo protetor e seu culto se devia especialmente por ser um grande mártir.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

Em dois pedaços de fita (uma vermelha e outra branca) escreva a graça que deseja alcançar e diga: “Ó, São Jorge, cavaleiro intrépido e vencedor, abre os meus caminhos. Ajuda-me a conseguir (diga a graça que deseja). Que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no meu trabalho.

No sincretismo religioso, São Jorge corresponde a Ogum na umbanda e no candomblé. Os escravos trouxeram para o Brasil a cultura africana e suas religiões.

A imagem de São Jorge vestido com uma armadura, sentado em um cavalo branco, atravessando um dragão com uma lança, foi difundida na Idade Média, fruto de uma lenda que conta a luta de São Jorge com o dragão, para salvar a filha do rei da Líbia. São Jorge vence o dragão e exige a conversão do povo ao cristianismo.

Em geral, são imagens de tamanho médio ou grandes que ficam bem na frente do imóvel ou sobre a porta de entrada. Um São Jorge na entrada da casa espanta qualquer energia negativa. - São Jorge na sala: ou em qualquer ambiente de uma casa ou empresa. Não importa o local que o santo guerreiro está colocado.

São Jorge ajudai-me a alcançar a graça que tanto preciso: (fazer aqui o seu pedido)... Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória ao Pai. São Jorge rogai por nós!