São Jorge gosta de sol ou de sombra?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

No Brasil, é muito cultivada em interiores, com a intenção de proteger a casa. "É uma espécie extremamente resistente, que sobrevive à sombra, meia-sombra ou sol, por isso, seu uso é ideal para ambientes internos. Não exige regas constantes e é muito fácil de cuidar", afirma a paisagista Clariça Lima.

As regas devem ser bem espaçadas e sem excesso de água, para evitar o apodrecimento das raízes. Antes de uma nova rega, use o tato para se certificar que a terra está seca! Vale lembrar que assim que as raízes preencherem todo o espaço do vaso, é necessário trocar a planta para um recipiente maior.

A mini espada de São Jorge precisa de muita luz para se desenvolver adequadamente, por isso é importante cultivá-la em um local bem iluminado. A planta pode ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, mas é importante evitar a sombra total, pois pode causar o amarelecimento das folhas.

A Espada de São Jorge é conhecida por ser uma das melhores espécies de plantas com ação purificadora para os ambientes e energias. Suas propriedades permitem que ela absorva substâncias tóxicas do ar durante o dia, enquanto à noite libera oxigênio limpo. Esse efeito auxilia na purificação dos cômodos da casa.

Qual a melhor luz e quando regar
E nem precisa regar muito: "uma vez a cada dez dias, durante os meses de inverno, está ótimo'. No verão, colocar água uma vez por semana é suficiente.

Ele passou a ser visto como protetor dos cristãos contra os mouros, como se tivesse aparecido no céu para acompanhar os cristãos nas suas vitórias", diz Londoño. As cruzadas deram ainda mais força à mitologia de São Jorge.

Porém, para não ter chance de errar, confira as 6 dicas de como plantar espada de São Jorge:

  1. Uma boa drenagem é fundamental.
  2. Evite o excesso de água.
  3. Propague por rizoma.
  4. Faça mudas com as folhas.
  5. Faça o transplante sempre que acabar o espaço.
  6. Cultive à meia-sombra.

Apresenta reprodução sexuada mas também tem grande facilidade em se reproduzir através dos rizomas e por isso é comum notar tantos brotos nascendo constantemente. As flores que abrem no entardecer, possuem pétalas brancas, às vezes levemente esverdeadas e exalam um perfume adocicado.

Essa espécie se dá bem sob temperaturas mais quentes, mas, quando está acima de 30 °C, ela pode murchar. A espada-de-são-jorge também pode ser prejudicada pelo frio. Uma temperatura abaixo de 10 °C pode matar as suas raízes.

Espada de São Jorge
Ao adotar essa planta no quarto, é possível sentirá menos irritação, redução nas dores de cabeça e diminuição de problemas respiratórios. Outro ponto positivo é o aumento da sensação de disposição. Isso, consequentemente, aumenta a produtividade na realização das tarefas.

A adubação deve ser feita uma vez ao ano para a reposição dos nutrientes. Inclusive, aqui vai uma dica para plantar espada-de-são-jorge: dê preferência aos adubos granulados e, principalmente, NPK 10-10-10, deixando o substrato úmido quando for colocá-lo na terra.

Sansevieria zeylanica

A autêntica espada-de-são-jorge, verde e rajada, é a Sansevieria zeylanica. No Brasil, é muito cultivada em interiores, com a intenção de proteger a casa. "É uma espécie extremamente resistente, que sobrevive à sombra, meia-sombra ou sol, por isso, seu uso é ideal para ambientes internos.

Como o quarto geralmente não é um espaço que recebe luz solar direta, a Espada-de-São-Jorge encaixa-se perfeitamente ali. Outro ponto positivo é que, de acordo com a crença popular, essa plantinha protege contra as energias negativas, ou seja, garante um sono mais tranquilo para os donos do quarto.

Folhas caindo indicam que é a hora de podar a sua planta. Para fazer isso, corte as folhas que estão danificadas, elimine um pouco a terra para nivelar o seu suporte e se necessário, replante-a em um vaso maior. O indicado é que a espada-de-são-jorge seja replantada uma vez por ano devido ao seu crescimento.

A espada vem de ambientes secos, o que significa que não está nem aí para uma terrinha ruim, e não reclama se você simplesmente se esquecer de regá-la com frequência.

Espada-de-são-jorge
Este é um ótimo tipo de planta para banheiro pequeno ou grande. Isso é possível porque, além de crescer verticalmente, o que demanda um espaço menor, a espada-de-são-jorge ainda pode ser plantada em vasos compactos. Ela se desenvolve bem em ambientes úmidos e quentes.