São seres vivos?

Perguntado por: scalixto . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os seres vivos, organizados em níveis de classificação, são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Eles podem ser formados por uma (unicelulares) ou mais células (pluricelulares). Necessitam de alimento para sobreviverem, reagem a estímulos externos, respiram e possuem metabolismo.

Os seres vivos são classificados em três domínios: Archaea, Bacteria e Eukarya. Com a divisão dos seres vivos em três domínios, atualmente tem se considerado a existência de, pelo menos, seis reinos: Archaea (Archaebacteria), Bacteria (Eubacteria), Protista, Fungi, Plantae e Animalia.

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Os elementos não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

Os seres vivos diferem-se dos não vivos pela presença de células (unidade microscópica estrutural e funcional dos organismos vivos). O homem, o cachorro, a orquídea e até as bactérias (ainda que microscópicas) são considerados seres vivos.

Exemplos de seres vivos

  • Bactérias;
  • Protozoários;
  • Algas;
  • Fungos;
  • Plantas;
  • Animais.

As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução. Quando vemos um animal, sabemos que se trata de um ser vivo, não é mesmo?

A classificação dos três domínios proposta por Woese, em 1977, divide os seres vivos em três grupos: Archaea, Bacteria e Eukarya. Alguns organismos vivos apresentam características muito marcantes que permitem classificá-los em grupos bem definidos.

Ou seja, a existência de uma única célula, faz com que o organismo seja considerado um ser vivo. Os seres vivos, organizados em níveis de classificação, são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Eles podem ser formados por uma (unicelulares) ou mais células (pluricelulares).

A maioria dos trabalhos mais recentes baseia suas projeções nos padrões biogeográficos de diversidade já documentados e nos grupos taxonômicos mais bem conhecidos, sendo a estimativa mais aceita atualmente a de que existem 14 milhões de espécies e tipos de organismos.

Classificação dos seres vivos em 5 reinos

  • Reino Animal, Animalia ou Metazoa.
  • Reino Vegetal, Plantae ou Metaphyta.
  • Reino Protista ou Proctista.
  • Reino Fungi.
  • Reino Monera.

Atualmente se considera a classificação dos seres vivos em pelo menos seis reinos: Reino Archaea (Archaebacteria), Reino Bacteria (Eubacteria), Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animalia.

fungo Armillaria

Trata-se mais precisamente de um tipo específico do fungo Armillaria que fica em Blue Mountains, no Estado americano do Oregon, que mede 3,8 km de comprimento e é considerado o maior ser vivo da Terra.

As plantas são seres vivos. Eles germinam, crescem, se reproduzem e morrem, elas precisam do ar, da água, da luz e do calor do Sol. As partes das plantas são: RAIZ: nas plantas terrestres, a raiz é responsável por fixá-las ao solo.

A biosfera é o lugar onde acontece a vida. Ela representa a camada da Terra que é habitada pelos seres vivos. Para que haja vida no planeta Terra é muito importante que se tenha luz e calor do Sol e água na forma líquida.

Eles dividem-se basicamente em: Consumidores primários: Representados pelos herbívoros, alimentam-se dos seres produtores. Consumidores secundários: Representados pelos carnívoros, alimentam-se dos consumidores primários. Consumidores terciários: Representados pelos carnívoros de grande porte e predadores.