São termos específicos da área de teatro e artes?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

São termos específicos da área de teatro e artes cênicas: coxia, camarim, cenário e figurino.

Espaços como praças, shoppings, prédios, casas ou a natureza são considerados não convencionais. Assim, é possível apresentar peças teatrais nestes espaços. Um exemplo é o Teatro de Rua, o qual pode ser apresentado em espaços abertos.

O figurino pode ser entendido como o traje cênico, ou mesmo o conjunto da indumentária e acessórios, criado ou produzido pelo figurinista e utilizado pelo artista para compor seu personagem em determinada forma de expressão artística, como o teatro, cinema, televisão, ópera, dança e outros meios de manifestação ...

Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena.

Como se pode perceber, a função do teatro, de maneira ampla, é a de causar reflexão e purificar, por meio de catarse, o espírito do homem. Sua importância se reafirma pelo aprofundamento do ser reflexivo e social.

As funções da produção teatral
Geralmente, ele é encarregado de providenciar os espaços de ensaio, no período de montagem, e os lugares de apresentação, seja para a realização de temporadas ou para circulação de um espetáculo.

O teatro como forma artística possui as seguintes características: Consiste na encenação, ou seja, a representação ao vivo, de alguma história ou situações , nas quais interagem diferentes personagens .

A linguagem teatral é aquela utilizada nos textos teatrais (ou dramáticos), os quais são escritos para serem representados. Os gêneros teatrais mais conhecidos são a comédia, a tragédia e a tragicomédia.

O teatro é um dos ramos da arte cênica (ou performativa), relacionado com a atuação/interpretação, através do qual são representadas histórias na presença de um público (a plateia). Esta forma de arte combina discurso, gestos, sons, música e cenografia.

Compreende painéis, móveis, adereços, bambolinas, bastidores, efeitos luminosos, projeções etc.

A peça de Teatro divide-se em Atos e Cenas. Os Atos se constituem de uma série de cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas se dividem conforme as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco um ator. O cerne ou medula de uma peça são os diálogos entre os personagens.

A luz concentra a atenção da platéia sobre o ator: quanto mais ela o destaca, mais o ator respira e cada vez mais seu personagem cresce. A luz é o oxigênio do ator. Seu excesso pode submergi-lo em auto-exposição, pode afogá-lo. Ela confere sentido à criação teatral.

A linguagem teatral é expressiva, dinâmica, dialógica, corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.

Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.

valorização do propósito bíblico em detrimento da expressão artística; locais de apresentação acessíveis, como escolas, espaços públicos de lazer e ruas; mistura de elementos da cultura indígena, como a música e a dança.

O teatro é uma manifestação artística e um fenômeno cultural de vários povos e remonta às sociedades primitivas. É a arte em que um ou mais atores interpretam uma história ou conjunto de atividades com o objetivo de apresentar situações e fazer aflorar sentimentos e reflexões a quem os assistem.

A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e tranforma o espaço cênico. O cenógrafo é aquele que cria o cenário.