Será que os peixes sentem sede?

Perguntado por: eneves3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Peixe de água salgada sente sede? Já os peixes de água salgada sentem sede, sim. Os marinhos (ósseos) precisam beber água, uma vez que estão em um local que tem uma quantidade de sal maior do que o seu próprio. A fim de evitar a desidratação, eles também realizam a osmorregulação.

Há inúmeros estudos mostrando as mais diversas e surpreendentes capacidades cognitivas dos peixes, o que também sugere que eles sejam animais sencientes, ou seja, capazes de sentir ao menos as emoções mais básicas, tais como a dor. Como afirma a renomada Victoria Braithwaite em seu livro 'Do Fish Feel Pain?

De acordo com Guilherme José da Costa Silva, biólogo, doutor em zoologia e professor e pesquisador da Universidade Santo Amaro, isso acontece porque eles vivem em uma água que tem pouca concentração de sais, sendo menor do que a concentração da célula do animal.

Golfinhos

Golfinhos: a inteligência na água
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie.

Coala

1. Coala – 18 a 22 horas. Os marsupiais da Austrália possuem uma dieta pobre em nutrientes por se alimentarem somente de folhas e deve ser por isso que precisam de tantas horas de sono.

O peixe rosa com mãos
Embora ninguém tenha visto um peixe-mão-rosa desde 1999, os cientistas levaram anos para identificá-lo como uma nova espécie. As 14 espécies conhecidas de peixes-de-mão são encontradas apenas nas águas rasas do sudeste da Austrália.

6 dicas de como deixar o seu peixe mais confortável e feliz

  1. Adquira um aquário espaçoso. ...
  2. Tenha atenção para a altura do aquário. ...
  3. Deixe o aquário decorado. ...
  4. Aposte em objetos flutuantes. ...
  5. Equipe o aquário adequadamente. ...
  6. Faça a manutenção da água.

Os peixes precisam de água fresca como qualquer outro animal e eventualmente acabam bebendo a água dos mares ou rios pelos quais nadam. Sim. Eles retiram oxigênio da água para respirar. Uma enguia, por exemplo, toma o equivalente a uma colher de sopa de água por dia.

Muitas vezes, as pessoas acham que colocar água fria no aquário é suficiente. Nunca faça isso! Água fria colocada diretamente no aquário pode dar um violento choque térmico nos peixinhos e matá-los. Além disso, a variação da temperatura será muito rápida.

Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso. A forma que mostram essa inatividade muda conforme a espécie de peixe, porém, é correto afirmar que a maioria fica parado com as guelras quase sem movimento.

Muitos peixes elaboram mapas mentais complexos dos ambientes e das relações afetivas que possuem. Eles aprendem qual o melhor local para encontrar comida, em quem confiar ou ter medo e até com quem é o melhor parceiro para se acasalar.

Condições de inverno, como as observadas nas regiões Sul, Sudeste e parte da Centro-Oeste, prejudicam o crescimento dos peixes. Com temperaturas da água mais baixas, os animais se alimentam menos e, consequentemente, crescem menos. Além disso, a amplitude térmica, em um único dia, pode ser de 20 oC, por exemplo.

Personalidade dos nativos do signo de Peixes. Os nativos do signo de Peixes tendem a ser gentis e compreensivos com os outros, mas podem ser um pouco reservados em relação às suas próprias emoções. Os piscianos também costumam ser criativos e imaginativos, o que lhes permite ver as coisas de forma diferente dos demais.

A falta de oxigênio o deixa cansado, mantendo-o no fundo do aquário. O pet pode respirar diretamente o ar atmosférico quando vai à superfície da água, mas essa não é uma condição ideal. Caso ele esteja apresentando esse comportamento, provavelmente a oxigenação da água está ineficaz.